Acho ridículo fragmentar, não tem coisas apenas das Wikis, o objetivo da Wikimedia Foundation é caminhar para um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento, então como é que vai ter "coisas Wiki"? Wiki não tem conteúdo específico, Wiki é uma forma de gerar, compartilhar e disseminar todo o conhecimento já gerado, de forma livre.

Eu não sei, mas acho que ainda não entenderam o que é Wiki.

Uma das coisas que você pode fazer é utilizar um filtro, assim todas mensagens dessa lista vai para uma pasta de seu e-mail e você seleciona o que você vai querer participar.

Essas propostas e essas atitudes estão totalmente contra a Carta de Princípios.

"1. O sonho de unir precede a iniciativa de afastar;
5. O desafio de compreender precede a oportunidade de criticar."

As discussões deveriam acontecer no meta, mas estamos todos aqui para ajudar, agora dúvidas que podem ser resolvidas com duas respostas porque não ser aqui?


Seja bem-vindo, mas entenda que a Carta, os valores e o objetivo da própria Wikimedia Foundation são soberanos, e todas as ações para criar uma sociedade inclusiva que compartilha os conhecimentos de forma livre é bom para as plataformas da Wikimedia Foundation, é bom para você e é bom para todos. Para fortalecer o movimento, que possivelmente serão os mesmo voluntários da Wikimedia Brasil, as pessoas tem que terem o maior nível de compreensão de tudo que envolva esse mundo, que infelizmente poucos conhecem, então discussões sobre: educação, licença livre, copyright, contribuição, colaboração... é pertinente.

A lista não desvirtuou e sim evoluiu, o foco é próximo do inicial, só que até o término da transcrição da Carta de Princípios para inglês:

http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Carta_de_Princ%C3%ADpios/en

Podemos melhorar outros pontos, como alinharmos os pensamentos, eliminar os ruídos de comunicação, ver outros pontos de vista e por que não ajudar os projetos que seguem a mesma linha?

Tem uma galáxia separando uma conversa sobre a vida de um jogador de futebol e uma conversa sobre licenças; futilidade não acresce em nada as pessoas dessa lista, mas o conhecimento e sanar as dúvidas de um dos participantes empondera, não só a ele, mas muitos que podem estar com dúvidas semelhantes.

Mas se gostaria de apenas ajudar na estrutura, poderia começar pela estrutura, quais são os pilares que estamos erguendo para a Wikimedia Brasil emergir com força para peitar todas dificuldades, como vai funcionar essa lógica horizontal, os parceiros, a questão do dinheiro como vamos lidar... ? Tudo isso é básico, assim que entender, as propostas virão mais alinhadas, no entanto se quiser sugerir sinta-se a vontade, mas entendendo a lógica não teremos que colocar 20 e-mails para explicar se a discussão é ou não pertinente.

Eu começaria lendo a Carta, entenderia o que há por trás da discussão, aonde está a ponte com a Wikimedia, antes de vir com os dois pés no peito.

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884