Argenton, tenho acordo com o Nevinho.
Acho que, primeiramente, não devemos nada a ninguém.
Em segundo lugar, acho que a melhor forma de provarmos "adesão à proposta de mudança cultural do modelo wiki" é trabalhando.
Em terceiro lugar, eu pessoalmente acho que se "eles" querem discutir a Wikimedia Brasil sem conversar com a nossa comunidade (e veja que estou dizendo com a comunidade, e não com alguns membros da comunidade), acho que não é a opinião de uma ou outra pessoa que vai realmente fazer diferença, acho que o problema é muito maior e mais estrutural (como de fato me parece cada vez mais).
Em quarto lugar, do pouco que conheço da estrutura da Wikimedia, não é na lista de capítulos que as decisões são tomadas, certo?! ....
Em quinto lugar, volto para o segundo ponto. Acho que temos que mostrar nosso valor pelas nossas ações. Que continuemos fazendo um ótimo trabalho aqui no Brasil - e que melhoremos muito este trabalho, tanto do ponto de vista de qualidade como de quantidade - ao ponto de eles se tocarem o quão relevante é a nossa participação. Chega de "mendigar"!! Que eles corram atrás de nossa "força de trabalho coletiva". Inclusive porque, se eles realmente quisessem nos afastar/ignorar, não teríamos essa lista aqui! Quero ver eles criarem um "capítulo oficial formal" à parte e à revelia deste grupo, e serem tão efetivos como somos.
Por fim, entendo a revolta e também me chateia uma postura antidemocrática e, TALVEZ, antiética. Mas acho que, enquanto militantes de uma causa, temos de nos focar em nossos objetivos e olhar sempre para quem é que realmente está sendo beneficiado com isso. Eu prefiro trabalhar por uma sociedade brasileira mais igualitária, democrática, coletiva e livre do que pela disseminação de uma organização (se essa dicotomização realmente existir, claro).
Abraços,