Obrigado Porantim. Sim, ajudaria bastante se você pudesse responder às perguntas resumidas na minha última mensagem, assim conseguiremos avançar com a discussão, sabendo também a sua opinião sobre o assunto de forma ainda mais sistematizada.
 
Com relação à [Organização] e [Financiamento], acredito profundamente no que está escrito nos dois primeiros parágrafos (copiados abaixo) da primeira proposta para a Carta de Princípios:
 
"A Wikimedia Brasil é um espaço aberto para debate, desenho de propostas, articulação de ações e troca de experiências entre voluntários interessados em realizar de maneira descentralizada e auto-organizada iniciativas que promovam produções colaborativas de conhecimentos livres a serviço do desenvolvimento harmonioso da humanidade. [Organização]
 
A Wikimedia Brasil articula com independência e autonomia iniciativas que podem contar com a colaboração de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, mas, sem representá-las, ou por elas ser representada, em qualquer esfera." [Financiamento]
 
Acredito que o texto acima destaca os elementos fundamentais ("abertura", "descentralização", "auto-organização", "independência" e "autonomia") para que voluntários sintam-se sempre engajados e se tornem empoderados para atuar, independentemente de formatos jurídicos ou condições de financiamento específicos, que podem se alterar ao longo do tempo de existência desta comunidade.
 
Num primeiro momento, que pode durar poucos anos ou algumas décadas, considero como adequado o modelo de um movimento que conta exclusivamente com a dedicação e articulação voluntária de sua comunidade. Mas não tenho a pretensão de saber ou determinar qual o formato jurídico ou a relação com potenciais financiadores que deverá existir em 2050. Vejo apenas o compromisso de assegurarmos hoje que "abertura", "descentralização", "auto-organização", "independência" e "autonomia" façam parte do modelo escolhido pela comunidade hoje e em 2050, pois disso "não podemos abrir mão", respondendo ao comentário da Béria.
 
Você é certamente muito bem-vindo a modificar ou detalhar cada um dos pontos com o seu ponto-de-vista, caso discorde ou concorde com a minha opinião.
 
Abraços,
Thomas