Pelo que entendi, esse filtro é uma ferramenta pessoal e individual de personalização dos conteúdos apresentados ao usuário, que passará a poder escolher o que deseja ver na sua tela. Essa ferramenta será configurada por cada usuário, que inclusive terá a opção de liberar para a sua própria visualização todo o conteúdo (sem nenhuma restrição).

Na verdade, acredito justamente no oposto do que o Argenton alerta. A partir do momento em que os usuários possam restringir a sua própria visualização, mais imagens e textos anteriormente vetados por sua natureza potencialmente ofensiva serão disponibilizados. Não caberá mais ao editor fazer o juízo de valor sobre a ofensividade desses conteúdos. Se, numa discussão, por exemplo, alguém questionar a pertinência de uma imagem, o argumento é simples: disponibiliza-se a imagem potencialmente ofensiva e então aqueles que se ofendem e que, portanto, fazem uso do filtro simplesmente não a visualizarão. Assim, com a possibilidade de cada um restringir a sua própria visualização (jamais o acesso, que continua lá, absolutamente disponível para quem quiser ver tudo), nivelar-se-á a disponibilização dos conteúdos pela máxima liberalidade possível. Em suma, os incomodados se autocensurarão, e então todos teremos mais conteúdo à nossa disposição.

Para mim, existem duas grandes questões sobre essa ferramenta.

O Argenton abordou a primeira dela, que é a classificação dos conteúdos. Como a classificação é resultado de fatores culturais, morais e pessoais, uma certa pessoa pode entender que um determinado conteúdo se enquadra numa categoria, enquanto outra pessoa pode entender que o mesmo conteúdo se encaixa de maneira diversa, noutra categoria ou em nenhuma categoria. E então passam a existir potenciais problemas de pessoas que bloqueiam uma categoria e que, mesmo assim, visualizam uma imagem que não desejam ver, bem como problemas inversos: pessoas que liberam uma categoria e que, mesmo assim, deixam de visualizar uma imagem que gostariam de ver.

Outro problema diz respeito à configuração padrão do filtro. Por padrão, todas as categorias terão visualização permitida? Bloqueada? Algumas categorias permitidas e outras bloqueadas? Para usuários registrados e IP? Para qualquer língua? Para qualquer país? Para quem navega a Internet consciente do que existe e de como as coisas funcionam, isso pode parecer bobagem, mas muita gente (muita gente meeesmo) caminha pelo mundo cibernético com tudo de padrão que lhes é dado. Dessa forma, habilitar o bloqueio de alguma categoria na configuração padrão pode, de fato, resultar em censura para muita gente que eventualmente desconheça o filtro ou não saiba utilizá-lo. Portanto, entendo que a configuração padrão do filtro deva ser absolutamente zerada (nenhuma restrição). Quem realmente se incomodar com determinados conteúdos deverá procurar as soluções, que obviamente deverão ser bem divulgadas, explicadas e documentadas.

Abraços,

Joaquim Mariano



De: Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia. <wikimediabr-l@lists.wikimedia.org>
Enviadas: Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011 12:11
Assunto: [Wikimedia Brasil] CENSURA nas Wikis, valeu Jimmy

http://meta.wikimedia.org/wiki/Image_filter_referendum/pt

Ao invés dos desenvolvedores perderem tempo para unir mais os projetos do Movimento Wikimedia, eles perderam tempo criando censura, ta ai, quem for a favor de censura, como sei que há nessa lista, está a sua oportunidade de reinar.

Abraço, e mais uma decepção vinda da WMF

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l