Pessoal,

Concordo com os argumentos colocados nesta página, mas acredito que o principal motivo para escolhermos o formato de Movimento, ao invés de ONG, não está lá. Copio abaixo a mensagem que deixei na página de discussão.

Gostaria muito de contar com a opinião de todos lá na página de discussão.

(cópia do texto)

Wikis são construídas por voluntários de forma autônoma e descentralizada. Uma estrutura para dar suporte a esse trabalho deveria necessariamente contar com os mesmos atributos: autonomia e descentralização.

  1. autonomia: Enquanto organizações criam muitos procedimentos para aprovação e intermediação de projetos, movimentos abrem espaço para que qualquer iniciativa seja implementada, de acordo com uma Carta de Princípios.
  2. descentralização: Enquanto organizações criam cargos, organogramas e estruturas de poder para poucos, movimentos contam com muitos voluntários que atuam de forma descentralizada, de acordo com uma Carta de Princípios.

Assim, acredito que um movimento terá maior chance de atingir o objetivo de engajar e empoderar muitos voluntários em um verdadeiro mutirão pela libertação do conhecimento no Brasil.

Um Movimento, se assim desejassem os seus voluntários, também poderia atuar como capítulo local da Fundação Wikimedia no Brasil. Bastaria apresentar e discutir tais argumentos com a Fundação e demais capítulos. Nesse sentido, novos capítulos ao redor do mundo possivelmente se inspirariam com o exemplo do mutirão brasileiro.

Abraços,

Thomas de Souza Buckup