Meu post anterior ficou zoado, sorry.

De acordo com meus posts anteriores, desde ontem, concordo em gênero, número, e grau com o Rodrigo. 



Ademar Varela
iPhone Developer - mindbike
019-9366.2247
ademar.varela@me.com


On Apr 3, 2009, at 3:50 PM, Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com> wrote:

Joaquim:

Ninguém diz aqui que é totalmente à favor ou contra a lei. Porém qualquer posicionamento oferecido deve ser 'neutro' no sentido de descrever os prós e contras em um documento , sem fazer um juízo de valor, pois individualmente somos todos a favor do conhecimento livre, mas mesmo com a lei, este conhecimento continuará sendo livre. Por acaso fechará algum projeto ? Não. Pelo contrário, as licenças livres continuarão, então no fim das contas não há alteração prática, exceto para aqueles que praticam pirataria ou delito eletrônico de alguma forma, o que creio, todos aqui reprovamos.
 
Atenciosamente,

2009/4/3 Ademar Varela <ademar.varela@me.com>
Para mim não temos que ter posição alguma, para mim devemos debater os pontos do projeto de lei e darmos a nossa opinião. Qualquer posicionamento em termos de grupo é complicado, pois poderá refletir uma opinião que não é unânime de todos.


Ademar Varela
iPhone Developer - mindbike
019-9366.2247


On Apr 3, 2009, at 3:35 PM, Joaquim Mariano da Costa Neto <joaquimmariano@yahoo.com.br> wrote:


Para o bem ou para o mal, até prova em contrário da existência de outro grupo paralelo e até então desconhecido, nós aqui reunidos na lista da Wikimedia Brasil somos o que existe de brasileiros envolvidos na Wikimedia. A Wikimedia Foundation é bem clara ao ressaltar que não há vínculo organizacional entre ela e o nosso grupo. Por outro lado, o grupo se formou e atua em torno dos valores e das idéias da Wikimedia Foundation e existem algumas condições para o uso de marcas registradas (nomes, logotipos, etc.). Acho que o maior problema, portanto, é saber em que medida podemos vincular e comprometer a Wikimedia Foundation com nossos posicionamentos e em que medida temos autonomia e independência para nos posicionarmos à revelia da Wikimedia Foundation.

Considerando a clara desvinculação organizacional que a própria Wikimedia Foundation requer dos capítulos locais (condição que sequer assumimos), considerando que, além da desvinculação organizacional, não temos até agora nenhum acordo ou contrato com a Wikimedia Foundation, considerando que a Wikimedia Foundation não acompanha detalhada e assiduamente o que ocorre no Brasil, considerando que nós compartilhamos com a Wikimedia Foundation os seus objetivos e, ao mesmo tempo, conhecemos melhor a realidade brasileira do que o pessoal na Califórnia, acho absolutamente válido nos posicionarmos claramente a favor ou contra um determinado assunto, se assim entendermos correto.

Entendo ser um imobilismo excessivo ficar aguardado a posição da Wikimedia Foundation para assuntos domésticos ou ficar conjecturando qual seria o entendimento do Board of Trustees a respeito de uma determinada questão tupiniquim. Não somos filial da Wikimedia Foundation, temos cérebro, conhecemos e, de maneira geral, nos pautamos pelos princípios da Wikimedia, compartilhamos objetivos comuns com a Wikimedia Foundation, e, por causa disso, acho que podemos muito bem trabalhar como grupo em benefício de algo que entendemos ser melhor. Não acho que seja necessário omitir a posição da WikiBrasil e apresentar apenas posições individuais de seus membros. Se nunca houver posicionamento institucional da WikiBrasil, para que serve o grupo então?

A Wikimedia Foundation pode ficar descontente com alguma posição defendida pela WikiBrasil? Sim, pode. E isso acontece até mesmo em filiais de empresas transnacionais, que organizacionalmente estão vinculadas à matriz. Caso o pessoal da Califórnia fique descontente com algum assunto, discute-se a questão. Basta diálogo para explicar a nossa situação doméstica e a razão das nossas posições. E eles então explicam as razões da Wikimedia Foundation. E dialoga-se. Simples assim.

E não podemos esquecer que não é possível ser "neutro": a neutralidade foi embora no momento em que nos colocamos em defesa do conhecimento livre.

Por tudo isso, acho bastante cabível e pertinente que a WikiBrasil posicione-se e manifeste-se contra o substitutivo do Azeredo: esses projetos de leis estrangulam o livre conhecimento e a WikiBrasil, por trabalhar em favor do livre conhecimento, condena essa alteração legislativa.

E então a gente afia o inglês para explicar as dúvidas que vierem da Califórnia. :-)

Abraços,

Joaquim





Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
_______________________________________________

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini
_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l