Sim, o OTRS tem essa regra, mas se ambos envolvidos na conversa aceitarem que seja aberto... E ele cria um registro que daqui x anos mesmo trocando todos os voluntários, ainda estaria nos arquivos... fora que aumenta o número de pessoas com acesso e blablabla.

Estou só falando de comunicação, muitos não saem da toca, por isso teríamos que ir lá, acho que muitas vezes não gera resultados, mas como vcs estão realizando trabalho direto com a Wikipédia, poderiam ter uma relação mais próxima e gerar um retorno maior.

 

2013/1/9 Oona Castro <ocastro@wikimedia.org>
Oi gente, respondendo rapidamente às questões aqui:

1. "não estou certo de quem recebeu essa entrada, se recebeu, se são 10 voluntários + 2, ou são 10 no total, e ainda, se poderia convidar outras comunidades (entenda como Wikipédia, Wikibooks...)"

Eram 10 entradas para a comunidade (estimadas pelo pessoal que propôs as atividades - a organização perguntou quantas seriam pedidas, consultou e garantiu - até aquele momento praticamente ninguém havia manifestado interesse. Mas essas perguntas poderiam ter sido feitas inclusive em tempo de garantir mais entradas. Nosso nome entrou nos 10 porque nem tinha mais demanda - mas poderiam ter sido garantidos por fora ou mesmo definido que só um de nós iria

Sobre as comunidades, a proposta foi feita na Wikimedia Brasil - para mim, todas as comunidades estão cobertas ali, não? Não é exclusiva de nada nem ninguém a atividade. Sim, concordo que poderiam ter sido feitos anúncios em cada uma das comunidades específicas (precisamos ainda cultivar o hábito de duplicar, triplicar tudo, mas todo o debate ocorreu na Wikimedia Brasil, como parte inclusive do movimento de transformá-la em polo de debate do movimento) - há que se checar se ainda é possível incluir outros (e mais) nomes - possivelmente será. Mas teria sido melhor e mais fácil se essa bola tivesse sido levantada antes, na própria discussão das atividades e quando se perguntou quantos ingressos a comunidade queria

2. Sobre o OTRS, ok. Mas fiquei com uma dúvida: não é o OTRS que tem o contrato de sigilo? Confesso que a primeira vez que entendi isso achei meio bizarro (que não se podia compartilhar as mensagens que chegavam via OTRS), mas aí me explicaram que havia esse contrato de sigilo. 

3. A WMF recebeu o convite e passou a bola para frente, convidando todos aqui, alguns pegaram e colocaram no gol e são eles que estão com o contato agora, construindo na prática essa relação. Na CP Recife a Luca fez a ponte e peguei a bola junto com o pessoal de Pernambuco. Hoje não há nenhuma dependência da WMF para organizar nada lá, mesmo tendo eles escrito inicialmente pra mim. Hj eles já escrevem diretamente para os voluntários que organizaram.

Pode melhorar (sempre), mas sinceramente achei o processo bom no geral. Inclusive queria dar os parabéns ao Mateus e ao Jonas, que partiram de uma vontade e ideia geral para construir uma proposta concreta e fizeram rolar, construindo uma relação de parceria com o Guilherme da CP. Não haveria nada da Wikimedia na CP se eles não tivessem animado e organizado a parada. 

Abração
Oona




2013/1/8 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
O mais legal é que eu pedi abertura de dados e recebo uma resposta para ler mental health... ;)

Mas voltando, tudo isso não fez/faz com que se evite o desperdício citado, bem como as etapas necessárias venham à público. Hoje lendo todos os textos que vocês soltaram eu não estou certo de quem recebeu essa entrada, se recebeu, se são 10 voluntários + 2, ou são 10 no total, e ainda, se poderia convidar outras comunidades (entenda como Wikipédia, Wikibooks...) à participar e o que eles teriam direito... alias, se verem na discussão, eu falei em convidar os "embaixadores" que estariam muito mais alinhados com essa ideia de "wikipedia" + "educação" e não há nenhum na lista de voluntários... eu não vou ficar caçando se houve o convite, mas se sim, também seria interessante terem dito isto (como o fez no ano passado) e se não houve, bom...

Sobre o OTRS, poderíamos dar um acesso temporário, caso fosse necessário, não vejo problema algum nisso, ou ainda quem foi designado para a função, ter tratado do que fosse necessário ficar fechado. E o que eu esperava era, "a via de contato é OTRS caso não queira fazer na lista aberta x", ou ter colocado em cópia o OTRS para colocar diretamente voluntários com o contato, ao invés de ter um intermediário. A nova gestão do CP só tem procurado a WMF para esses convites para os voluntários, enquanto que poderiam chegar diretamente nos voluntários e ofertar... não se cria vinculo e causa dependência, o que era pra se evitar.

"casa de ferreiro, espeto de pau", grito para o governo que precisam de abertura de dados, mas não passo informações simples de algo que estou fazendo.



2013/1/8 Oona Castro <ocastro@wikimedia.org>
Corrigindo: 

1) Na WikiBrasil*** eu e Luca levantamos o interesse do CP em que tivéssemos atividades no evento e Luca e Tom levantaram a questão dos protestos contra a CP naquele momento. Já estava online desde o dia 04 de outubro (o encontro aconteceu no feriado do dia 12) *****


2013/1/8 Oona Castro <ocastro@wikimedia.org>
Gente

Preâmbulo: Contratados e não contratados, postura de respeito vale para todos. Não acho que possam faltar com respeito a nós porque somos contratados - e nós também não podemos faltar com respeito a ninguém. Aliás, por que diabos alguém deveria estar autorizado a faltar com respeito em qualquer lugar, ainda mais numa lista de convivência social, onde há muito mais gente inclusive do que aqueles que emitem (e ficam à vontade pra emitir) alguma voz eventualmente?

Mas vim aqui para recuperar a discussão:

1) Na Wikimedia Brasil eu e Luca levantamos o interesse do CP em que tivéssemos atividades no evento e Luca e Tom levantaram a questão dos protestos contra a CP naquele momento. Não estava online ainda. 

2) Em outubro o Tom escreveu pra lista (eles haviam sugerido uma atividade no EducaParty e pedi ao Tom para ver se a comunidade queria organizar - não faria sentido organizarmos nada se a comunidade não quisesse - e achávamos bacana que os próprios voluntários organizassem as atividades, de acordo com suas demandas e só faríamos a primeira ponte). 

Páginas:
e iniciando nova conversa

4) Jonas deu algumas ideias também e desde então ambos assumiram a frente de organização junto à Campus Party. Que eu saiba, eles não tẽm acesso ao OTRS e são eles que demonstraram interesse, puxaram e organizaram tudo - por aqui e na Wiki. Eu só fiz a ponte até o momento em que havia uma proposta feita por voluntários - depois eles assumiram a comunicação por email com o Guilherme, da Campus Party. Inclusive o Guilherme acompanhou a discussão na página na Wiki, mas respondia por email. Cheguei a publicar a primeira resposta mais substancial dele. O resto é ajuste de datas, locais, confirmação de detalhes etc. 

5) Na thread de apresentação de uma nova voluntária http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/2012-November/012678.html, Tom ainda perguntou para o Mateus se havia mais interessados

6) O número de ingressos limite ofertados (10) foi informado na página de disussão  http://br.wikimedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Campus_Party/2013
Todos os que colocaram os nomes vão participar. 

Abração!

Oona


 

2013/1/8 Raylton P. Sousa <raylton.sousa@gmail.com>
>
> Tudo bem que o Rodrigo é uma dor de barriga das brabas... Mas o tom irônico do Tom não fica atrás não hehehehe...
>
> Mas enfim... Sobre o assunto levantado...
> Eu... Com todo respeito, também queria os links de todo esse processo :)
>
> (PS:Eu adoro ironia e o Schopenhauer também[1])
>
> [1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Dial%C3%A9tica_er%C3%ADstica#31.29.22Incompet.C3.AAncia_ir.C3.B4nica.22
>
>
> Em 8 de janeiro de 2013 09:34, Everton Zanella Alvarenga <everton.alvarenga@okfn.org> escreveu:
>
>> OK, patrão.
>>
>> Próximo.
>>
>> Tom
>>
>> Em 8 de janeiro de 2013 07:20, Rodrigo Tetsuo Argenton
>> <rodrigo.argenton@gmail.com> escreveu:
>> > Duas coisas, isso prova que não dá muitos ouvidos aos outros, pois eu acho
>> > que compartilhei pelo menos umas duas vezes esse artigo aqui... (só o fiz de
>> > novo para novos), comumente eu uso isso, alias até para criticar os
>> > "embaixadores"  e não era eu quem usava esse fator, mas outro voluntário que
>> > vc teve contato direto...
>> >
>> > E outra, que você não teve aulas sobre "ambiente de trabalho", é certo que
>> > se alguém indicasse http://en.wikipedia.org/wiki/Mental_health para outra
>> > pessoa em um ambiente público de trabalho, no mínimo essa pessoa deveria ser
>> > advertida, ainda bem que eu sou um porcaria de um voluntário, que, diferente
>> > de você, não recebe para ouvir, mas cada vez mais eu acho que você está
>> > sendo pago para distratar.
>> >
>> > Querendo ou não, eu só pedi uma abertura de tramites de recursos ofertados
>> > (as vagas para a CP), pois acho que não está aberto, eu olho aqui:
>> > http://br.wikimedia.org/wiki/Campus_Party/2013#Volunt.C3.A1rios_interessados_em_participar
>> > e não vejo quem recebeu as vagas, e muito menos que ainda há ou havia vagas,
>> > e por quanto tempo ficariam abertos. Alias, não vi nenhum chamado em outras
>> > comunidades sobre essas vagas, e se não forem utilizadas, é recurso
>> > desperdiçado..
>> >
>> > Passar bem.
>>
>> _______________________________________________
>> WikimediaBR-l mailing list
>> WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
>> https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
>
>
>
> _______________________________________________
> WikimediaBR-l mailing list
> WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
> https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
>


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l





_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 97 97 18 884