Sugiro a criação de um mutirão pela criação de um capítulo formal (se é que já não existe, desculpem-me) 
Gostaria de comentar que quando participei da reunião de capítulo em Berlim ano passado, ficou bem claro pelos membros do chapcom que eles não iam aceitar que nosso capítulos permanecesse informal. Lembro de ter mandado um email para lista sobre isso. Senhores, por mais que tenhamos problemas jurídicos no Brasil, creio que não adianta quebrar braço com a Fundação nesse sentido. 

O projeto Mutirões pelo Conhecimento Livro deve e será preservado e valorizado como nossa principal forma de mobilização. 

A criação do capítulo formal deve surgir como uma das mobilizações do projeto Mutirões. Através dele, obteremos reconhecimento frente à Fundação e dinheiro de doações. Aceitemos os esforços da própria fundação para ajudar a resolver os problemas jurídicos.

Fabio




Em 12 de março de 2011 01:28, CasteloBranco <michelcastelobranco@gmail.com> escreveu:
Algumas pessoas defendem a criação de um chapter no Brasil, segundo a definição atual. Outras pessoas rejeitam essa proposta, por defender o modelo atual ou mesmo um outro modelo com ou sem reconhecimento como chapter. Mas até onde sei, esse debate esteve sempre aberto. Aprendi bastante com muitos de vocês e, até hoje, nunca ninguém quis me impor nada ou impedir qualquer outro debate.

Porém, acho que todos lembramos daquele episódio, ocorrido em 2 de março de 2011, em que Béria Lima solicitou a movimentação das páginas do Meta para criar uma "nova proposta" ("Could you please move [[Wikimedia Brasil]] to [[Mutirões pelo Conhecimento Livre]] (the actual name) in order to create a new proposal for the chapter?"). Todos também lembramos que o Rodrigo Argenton pediu aqui na lista a sua expulsão imediata ou pedido de correção de postura, alegando violação da Carta de Princípios e outras coisas que prefiro nem comentar.

Bom, concordo com o Everton quando ele diz que um diálogo cairia muito bem, antes de solicitar a movimentação e antes de sair pedindo a reversão. E por isso, gostaria de mantê-los informados sobre os acontecimentos seguintes. Afinal, é uma proposta para um possível chapter Wikimedia Brasil, então isso deve interessar a alguns dessa lista. E os passos dos mutirões sempre foram divulgados aqui, de maneira transparente, então não vejo por que não o fazer com relação à proposta do chapter, não é mesmo?

Bom, as páginas foram movimentadas e, no lugar, foi criada, em 3 de março de 2011, um espaço para uma nova proposta, conforme solicitado por Béria Lima. Em inglês, "new proposal" significa "nova proposta" ou "proposta nova", como preferirem. Pois bem, já que é uma proposta nova, e eu concordo com a criação de um chapter, que poderia resolver os problemas de representatividade do movimento brasileiro, sem qualquer prejuízo aos mutirões (que, aliás, poderiam ser beneficiados), assinei a lista de participantes, tomei ciência da proposta e fiz algumas contribuições. Entre as etapas a cumprir para a formação de um chapter formal, a primeira é reunir interessados na constituição de um capítulo local (pela definição atual). Convido-os a ler tal definição e a inscrever-se aqui. A página da proposta indica que o próximo passo é redigir os estatutos, embora  esta página sugira que antes disso devam ser definidos os objetivos e a estrutura para o capítulo. De qualquer forma, na página da proposta, a fase 2 contém a seguinte descrição:
    "Algumas coisas podem ser analisadas do estatuto da Wikimedia Portugal. Em 2008, o Porantim propôs um estatuto para o capítulo brasileiro que está disponível em Wikimedia Brasil/Bylaws para análise."

Ora, se a proposta é nova, deduzo que esse estatuto ainda esteja sujeito à análise, obviamente. E obviamente essa análise deve ser feita de acordo com as características do país onde o capítulo funcionará, e não a partir dos chapters de outros países. Notem que a WMF também orienta que as leis do país são o primeiro fator a se levar em conta na criação do Estatuto (aqui).

Porém, fui impedido de remover este link desnecessário dali, por Béria Lima, o que resultou na proteção da página (uma semana após ter sido criada). Bom, coloquei as justificativas na discussão, e ainda assim, ninguém explica que "coisas" são essas que justificam tal manutenção do estatuto da Wikimedia Portugal ali. Acho até que pode atrapalhar. Conforme orienta a própria WMF (aqui):  
 "Do not try and translate existing Wikimedia chapters' bylaws, as legal differs from one country to another and what seems evident in one country may make no sense in another".

Bom, convido àqueles que se interessam por esta proposta, e que sequer foram avisados ou convidados quando de sua criação, para discutir, e não somente isso, como também toda a proposta aqui. Afinal, é uma proposta nova, criada em 3 de março de 2011, então quem puder ajudar a construi-la da melhor forma, é bem-vindo. A página da proposta é uma wiki, que a partir do fim da proteção vigente, estará novamente aberta à participação de todos. Além disso, ao contrário do que vem sendo dito na discussão ou nos sumários, não é exigido número mínimo de edições prévias ou tempo de registro para poder participar da proposta. Quem quiser participar e não tiver ainda uma conta unificada ou uma conta no Meta, clique aqui e pode começar a contribuir!

CasteloBranco



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l