Carol,

comento abaixo, no meio do texto.

bjs


Betty

Em 22/2/2011 22:54, Cecilia Tanaka escreveu:
Carol, eu te amo. Obrigada! Smacks mais rapidinhos que seu resumo!!! :-*
--
"Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de o dizeres". - Voltaire


Em 22 de fevereiro de 2011 22:42, Carolina Rossini <carolrossiniatwiki@gmail.com> escreveu:
a pedidos e bem resumindo

o artigo tenta discutir o tema sobre a estagnacao no crescimento do numero dos wikipedistas ...mas tenta focar nao na wikipedia-en, mas nas wikipedias de paises em desenvolvimento

apresenta um examplo de Kenya e discute se somente o acesso a internet vai significar a possibilidade de inclusao desse povo como editores e leitores da wikipedia, como - em geral - se pensa (ja li coisas assim nas paginas do Meta...ate mesmo sobre o Brasil...)

ai entra num debate relevante e atual para a lista ...o "deletismo", que hoje parece ser oficialmente chamado de wiki-lawyering ...pratica que ainda esta sob batalha em muitas wikipedias pelo mundo (ou seja, nao so os Brasileiros estao nesse momento de discussao)...ai ela apresenta um resultado de estudo que juntou dados de reversao e disse que parece que os "deletistas" estao ganhando 
 

"The Palo Alto Research Center group suggested that the ‘deletionists might have won’ when they found that the number of reverted edits has increased steadily, and that occasional editors experience a visibly greater resistance compared to high-frequency editors.

According to Suh et al., ‘Since 2003, edits from occasional editors have been reverted (at) a higher rate than edits from prolific editors. Furthermore, this disparity of treatment of new edits from editors of different classes has been widening steadily over the years at the expense of low-frequency editors. We consider this as evidence of growing resistance from the Wikipedia community to new content, especially when the edits come from occasional editors’." (coloca no google translator) 


Ai, ela aponta uma citacao que considero muito importante....


According to Kollock, ‘a person is motivated to contribute valuable information to the group in the expectation that one will receive useful help and information in return that is, the motivation is an anticipated reciprocity’.

* traduzindo, da forma como entendo: "uma pessoa é motivada a  contribuir com informação valiosa para o grupo na expectativa de vir a receber em troca ajuda e informações úteis, ou seja, a motivação é uma reciprocidade antecipada."

enfim: o q ela diz aí é q as pessoas colaboram com info para poderem tb receber info qdo precisarem. Reciprocidade no sentido de "toma-lá-dá-cá".

Mas me parece q a coisa é mais altruísta do q isso. A maior parte das pessoas colabora simplesmente pq "sabe" aquilo, e percebe q outros não sabem. Claro q nem todos q percebem isso colaborarão, é preciso um perfil voltado para a divulgação do conhecimento, mas, pra quem tem esse perfil, a expectativa de retorno em info não é o estímulo. O estímulo é, pura e simplesmente, colaborar.
E, claro, a pessoa espera que seu altruísmo seja reconhecido -- e não descartado com ameaças.


e que ja apontei aqui...quando um contribui com boa vontade e conteudo aberto (e tempo) espera que seja bem tratado como uma questao de reciprocidade.

*** Carol, vc está certíssima: essa é a reciprocidade q o wikipedian típico espera. O q o colaborador quer é q sua colaboração seja bem recebida, q sua boa-vontade seja apreciada. Por isso as propostas de deleção provocam tanta revolta.

alem da reciprocidade aponta outras motivacoes, como reputacao, senso de eficiencia, etc...como motivadores da participacao e crescimento de editores em wikipedias pelo mundo

ela conclui dizendo que mesmo existinfo wikipedias locais, em funcao dos motivadores acima e da estabilidade da wikipedia-en...pode ser que muita gente de paises em desenvolvimento acabe decidindo contribuir para a wikipedia-en e nao para wikipedia locais
** não sei se sou um caso típico, mas colaboro mto menos na Wikipedia-en do q na Wikipedia-pt. Não por causa de "estabilidade"... É só q tenho mais o q dizer aqui do q lá. 'Acho' q mtos brasileiros q colaboram na Wikipedia-en fazem isso com o objetivo de divulgar a nossa cultura, de inserir lá coisas do Brasil. Não é o meu caso.

um abraço!

Betty


bem...ai esta o resumo relampago

_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l