Galera, rolou uma oficina na PUC Consolação com os professores da chamada pública ao Programa Wikipedia na Universidade.

Eu fui de gaiato,  pois fui convidado por um voluntário e tals.

Vou só dar umas impressões pessoais, são opiniões, por isso não vou fazer um relatório.

Eu realmente gostei da chamada aberta, pois isso faz com que a gente saia da nossa patota. Isso gerou um volume de pessoas interessadas grande, agora o que fazer com os outros que não entraram nessa safra? Não daria para receber orientações de como proceder? Ou fazer um piloto de outros modelos a serem aplicados? Ou mostrarem a WMBr, por exemplo, e a gente pensar em outros modelos a serem aplicados, para esses não perderem interesse? Eu realmente não sei quantos ficaram de fora, mas poderia ser legal testar.

Gostei da facilidade que esse campus trouxe, o fato do auditório ser no mesmo andar que os computadores, por exemplo, não é tão próximo ao metrô, mas é ridiculamente mais próximo que outras opções.

Agora vem a parte que alguns vão falar "estava demorando..."

Uma coisa que eu acho primordial é criar um plano de trabalho e isso já serve como termômetro de avaliação se foi feito um bom trabalho de explanação do projeto ou não, pois se definirem metas estranhas ao projeto já se sabe houve erro em algum ponto. E esses planos fazem o professor sentar com o "embaixador/s" e discutir as impressões que tiveram, podendo gerar um feedback consistente para os oradores. Eu sei que faltou tempo, que havia algo próximo a isso no cronograma, mas o que eu estou dizendo é para que em uma próxima oportunidade, façam encaixar na grade.

Eu achei estranha a divisão entre os professores e os "embaixadores", acho que os dois têm que ver como a Wiki funciona, até para não ter cobranças partindo dos professores, que não encaixam. Eu sei que teve uma explanação, mas como eu estava na sala dos "embaixadores", eu não tenho muita noção o que ocorreu, e eu não entendi o motivo da separação durar praticamente o dia todo, se houvesse uma questão mais pontual, que seja tratada com maior rapidez, e os dois grupos se unam de novo, para ter uma visão total do projeto. Os "embaixadores" tiveram uma visão muito técnica da coisa, e acho que isso pode prejudicar o desempenho deles.

Eu falei algumas vezes que deveria haver uma integração maior entre os "embaixadores" dos campi, além de entre eles, entre eles e as comunidades, coloque ai WMBr e Wikipedia. Ai o que fazem? Não chamam os voluntários da WMBr, eu fui sem convite (alias, teve uma chamada para uma atividade, quase que secreta, para a criação do material que ia ser utilizado nas oficinas, emails pessoais e encontros em casas...), fazem um encontro em seguida ao evento com os wikipedistas e não incluem esse encontro como algo dentro do programa de palestras, e eu não vi um convite, mas se houve, não foi efetivo, já que não havia um "embaixador" capacitado no encontro. Eu sei que é extenuante ficar o dia todo recebendo capacitação, mas também é ficar o dia todo dando capacitação e estavam todos os voluntários do Movimento Wikimedia que deram as oficinas... No almoço, ficou cada um na sua patota, eu queria conhecer o Frank e também não me iterei com os "embaixadores", mas eu tinha visto uma mesa de velhos conhecidos, :P. Eu acho que deveria ter uma daquelas dinâmica toscas, há uma caralhada delas, e funcionam, você pelo menos sabe o nome da pessoa, e quebra o gelo.

Até agora, se lerem com carinho, não falei que estava ruim, falei que poderia ser melhor...

Uma coisa que eu achei muito ruim, lembram que eu falei que eu fui de gaiato? E sabem que eu não gosto do programa? Mas como eu achei que eu poderia ajudar e voluntário que eu gosto me chamou e eu fui. Deixei claro que eu não estava a fim, mas acho que poderia ajudar?

Bom, sentei no meu canto quando começaram as explicações sobre o que deve ser feito, um ponto que é bem técnico e que já foi levantado nessa lista que teria como contornar, e não é de conhecimento amplo. Eu intervi e sei lá como depois de um tempo eu fui parar na frente.  Eu achei muito boa a apresentação da Mariana, parabéns M J, não que eu achasse necessário, mas fui convidado. Bom até ai 10. Nenhuma queixa quanto a isto, talvez que os embaixadores mesmo assumissem a palestra, ia ser mais interessante... um deles já tinham me dito que não estavam mais seguindo um cronograma criado e que era para tocar o barco. E a todo o momento, eles viam e apresentavam pontos que achavam importantes para apresentar na oficina, alguns deles eu já tinha em mente, outros eu incluí... ta 10 ainda. 
Ai a Oona foi para a sala dos professores e o Everton veio no lugar dela, nos primeiros 5 min que o Everton estava lá, primeiro ele passou a mesma informação que eu havia falado que teria como contornar (mais de seis criações via um IP, que é só fazer um pedido, como já foi citado pela Jessie nesta lista!!!!), e quando eu fui mostrar conflito de edições, que sempre assusta a primeira vez que aparece e não é fácil entender como contorna, o Everton começa a brigar comigo, do meio da sala, em alto e bom som, falando que havia um cronograma a ser seguido, sendo que se ele tivesse berrando, eu teria concluído o meu pensamento em 2 mins, eu tive que retomar boa parte disto, e mesmo assim ficou ruim. Eu sentei em um intervalo que houve próximo a um "embaixador" e ele perguntou o que foi aquilo, a minha resposta foi "ruído de comunicação". E eu espero que seja. Lembram quem estava reclamando de cronograma? Então, ele mostrou umas 3 instruções que já havíamos passado, e quando faltavam exatos nada minutos para eu fechar um raciocínio ele vem de novo para falar que estávamos sem tempo, nesse entre eu falar "eu já estou acabando", eu já teria fechado... sendo que ele comeu um teco da apresentação, com falas que foram desnecessárias, e acabaram reforçando ideias, que não mereciam destaque.

Com tudo isso, não acho que grande parte disso foi culpa do Everton, talvez, pois se eu tivesse chegado com o bonde andando não sentaria na janelinha, mas acho que outros voluntários mais passionais também poderiam ter essa reação, ainda mais para um voluntário que não gosta tanto. E acho que a solução simples, se for mesmo necessária essa troca, que a pessoa da troca, converse com a pessoa que vai substituir para ver o que foi passado! Ou se não, não tente assumir, se não for necessário e sempre pergunte se essa informação já foi passada.

Mais um ponto, cara de "eu não sei o que fazer" em uma palestra perde um pouco da credibilidade, tem que estar mais redondo isso, mas com o tempo essas interações melhoram. E lembrem-se "projetos do Movimento Wikimedia", fora que a Wikipedia é mais do que um site, são várias comunidades, essa ideia não ficou clara, entretanto que é o sexto maior site, acho que todos sabem. E mesmo que vão falar do programa educacional da Wikipedia, é bom falar do macro o Movimento em si, foi cobrado isso de vocês, e é meio óbvio que pessoas que se predispuseram a ir no sábado para participarem de um programa, são pessoas interessadas em entender como as coisas funcionam. Eu sei que houve uma explanação ao longo do dia, mas pensando estrategicamente acho importante começar a mostrar do macro e chegar ao micro, que é no caso o programa WU, na parte inicial. Tivemos que improvisar, e virou algo tosco.

Uma coisa que me preocupa, é que expandiram o modelo que eu vejo como insustentável, e pelo que eu entendi, não foi tão bem nos semestres anteriores, não teve uma quebra real, e acresceram um elemento, muitos ali são "convidados dos orientadores", olha, eu já estive na faculdade... posso estar enganado, mas quando meu professor orientador fala "então, você não quer ir fazer esse projeto?", minha mente lê "quando você vai me entregar o relatório desse projeto?".

Enfim, como oficina, funfou bem, bastante gente para auxiliar, local adequado, poderia ter uns ajustes ali e aqui, mas foi bom; como proposta real de integração com o grupo local, 4 para Wikipedia, pois aviso de que vai ocorrer um encontro no outro dia, o dia todo, a partir das 8:30, não é chamado [1]... mas haviam alguns Wikipedistas.. 0 para WMBr, nem chamado, nem relatório, nem perguntas.. houve uma tentativa de falar sobre WMBr na palestra, por isso ganhou um pontinho, senão tava no negativo, e é sério, a gente não precisa saber de tudo, nem participar de tudo, mas em menos de 1 min eu escrevo "galera, olhem esse treco que vai rolar, alguém pode dar um help para elaborar, ou ir no dia, beijos"; como evento, funcionou, tem que dar uma otimizada, isso vocês têm que fazer um levantamento, e verem aonde poderiam melhorar, até para ter mais eficiência e menos desgaste.

Um ponto importante, não vi uma parte de agradecimento aos voluntários que ficaram o dia todo ali.

Bom trabalho, é provável que eu nem tente ajudar mais o programa, mas espero que dê certo, boa sorte.

[1]http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikip%C3%A9dia%3AEsplanada%2Fan%C3%BAncios&diff=31768728&oldid=31763671,
--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884