Olá a todos e a todas,

Bem, como você s já devem saber, estamos para lá da metade do projeto "Educação e acesso ao conhecimento no Brasil: catalisando as comunidades e projetos Wikimedia por meio da colaboração ativa, autonomia e compartilhamento", que é a forma que o programa catalisador da WMF assumiu no Brasil, após firmar parceria com a Ação Educativa. A construção dessa parceria se deu depois de um longo processo de negociação e diálogo com voluntários de outreach, editores, equipe do catalisador, Ação Educativa e WMF, com momentos de maior ou menor participação. Mas o fato é que, ao longo da execução do projeto nos deparamos (equipe e Ação Educativa) com uma série de questões e questionamentos que nos levaram a identificar a necessidade de realizar um processo de escuta e diálogo mais intenso com a comunidade.

Por isso, decidimos abrir um processo de diálogo no Meta (ou por telefone, Skype e IRC, para quem assim quiser) para tentar refletir sobre o atual momento do programa e da comunidade. Quais são os acúmulos, os conflitos, as dificuldades e avanços colocados do programa? Quais são anseios da comunidade? Quais são as perspectivas da comunidade para o futuro a curto médio e longo prazo? A ideia é que o processo culmine num encontro presencial aqui na Ação Educativa com duas possibilidades de data (a depender do que for decidido pela comunidade na discussão no Meta) e que possamos fortalecer a troca, os aprendizados e a confiança e desenvolver um projeto de que a comunidade se aproprie mais.

A Ação tem alguma experiência em metodologias e processos de construção, fortalecimento e afinação de estratégias de grupos, já tendo apoiado vários movimentos sociais nesta tarefa. Essa pode ser, inclusive, uma possibilidade de apoio da Ação à comunidade, se houver interesse, é claro. A gente sem dúvidas já aprendeu muito com este processo e com o projeto e gostaríamos muito de trazer dos nossos acúmulos também. =)

Bem, aguardamos contribuições, críticas e comentários na página de consulta: https://meta.wikimedia.org/wiki/Programa_Catalisador_do_Brasil/Consulta_sobre_como_fortalecer_a_Wikimedia_no_Brasil. Se alguém preferir uma conversa mais livre também pode mandar e-mail para gustavo.paiva@acaoeducativa.org ou para ooncastro@gmail.com que a gente entra em contato. Conversas coletivas também poderão ser feitas por IRC. Queremos muito ouvir as contribuições de vocês, pessoal. Aguardamos contribuição de todos e todas!

Um grande abraço,

Gustavo