Uma observação, não me preocuparei com os pronomes, farei como a Foundation, tratarei como nós, mas entendam que nós são aqueles que escrevem e aqueles que lêem.

Ok, vamos lá:

Diferente de outras Wikimedias, a brasileira enfrente um país que boa parte da população não tem acesso a cultura, a educação, ciência e tecnologia.

Assim não podemos apenas atuar como as outras. Teremos que levar as wikis e incentivar a utilização dela nas sociedades mais marginalizadas, seja a sociedade agregando conhecimentos as wikis, ou as wikis fornecendo conhecimentos a elas, pois só assim conseguiremos atingir o objetivo da Wikimedia Foundation "a world in which every single human being can freely share in the sum of all knowledge" os mesmos da Wikimedia Brasil, só que em nível local.

Sendo assim teremos que atuar com a sociedade, atuar, da forma mais transparente, horizontal possível, colaborativa e livre. Para tanto, teremos que contar com a ajuda de todas as pessoas que queiram fazer, não apenas dizer, isso incluí qualquer pessoa com boa vontade, que acredita nos valores da Wikimedia Brasil.

Mas além disso, teremos que nos alinharmos com o conhecimento acumulado pelas Acadêmias, para podermos agregar esses conhecimentos ao nosso já vasto repertório. Melhorando a visão do público em geral para com a credibilidade do conteúdo das Wikis, já que esse é um ponto que ainda causa certo receio. Podemos nos alinharmos de tal forma que um aluno que não conseguiu adentrar em uma universidade de ponta consiga acompanhar o seu conteúdo, melhorando o futuro da nação.

Suporte as wikis:


A conseqüência das ações anteriores será um público mais preparado para ser um comunicador livre com conteúdo para partilhar, assim as wikis terão maior circulação de conteúdo e maior qualidade em seus artigos.

Mas os editores atuais não devem ser esquecidos, ao mesmo tempo que levaremos as Wikis para a sociedade, levaremos os conhecimentos da sociedade para a Wiki, assim promoveremos eventos, palestras, encontros, qualquer coisa que os saberes cheguem às wikis.

Para levarmos as Wikis termos que aumentar a sua visibilidade, mas aqui teremos que deixar as plataformas decidirem o que é melhor para eles:
Começarem de dentro para fora, melhorando a qualidade dos artigos para que seja mais fíavel, para aumentar a aceitação, partindo de ações exclusivas dos wikiers. Ou de fora para dentro, fazendo parcerias externas ao mundo wiki para melhorar esses artigos, para que  possamos ter uma maior credibilidade... esse ponto depende das comunidades e nós não interferimos nas comunidades, damos suporte.

Mesmo sendo um todo, cada plataforma tem a sua comunidade e sua visão, assim devemos respeitar cada uma das características.

Também apoiaremos projetos que as plataformas acharem necessários e quiserem o nosso suporte.
 
Por que não nos limitamos ao conhecimento universitário?

"As ilhas de excelência não bastam para combater a exclusão, sobretudo no cenário atual da globalização, que requer uma visão integrada entre educação, ciência e tecnologia. Uma educação básica de qualidade prepara o cenário futuro para que um maior número de brasileiros tenha acesso às tecnologias da informação e da comunicação e usufrua os frutos comuns do conhecimento." [1]

Assim temos que levar todo o tipo de conhecimento para cada vez mais pessoas em sua fase de formação, assim teremos que levar para os pequenos, ensinando como ser um comunicador livre, como ter acesso a informação, como selecionar o conteúdo do que está lendo e distribuir esse conhecimento.

Por que não vertical?

Pois quem somos nós para decidir quem é superior a quem? Como podemos formar um mundo menos excludente se dividimos a nossa própria comunidade pela pseudo-importância das pessoas?
Todas as pessoas tem algo a acrescentar, não há ninguém que é completamente vazio, que não tenha uma opinião e que possa ajudar em alguma coisa, sendo colaborativo o que importa é o todo não é um status, não um nome.

Por que língua portuguesa ou de povos indígenas no Brasil?

Porque mesmo que nossa língua pátria seja o português, a cultura selvícola não deve ser deixada de lado, pois dividimos o mesmo território e devemos os respeitar como nossos irmãos, além disso temos que incentivar a cultura tão rica e tão esquecida pelos brasileiros.


Posso ter esquecido alguns pontos, mas é porque tem muita coisa. Se tiver algum ponto obscuro pergunte.


--
R.T.Argenton