Olá a todos,

Peço desculpas se as perguntas que faço parecem inconvenientes, especialmente por virem de alguém que está completamente silencioso quanto ao tema da WM-Br. Espero que as levem para o lado construtivo da elaboração do projeto, já que é essa a minha intenção.

1) A sede física da WM-Br será em qual unidade da federação? Mesmo que se procure incentivar para a participação virtual, há a necessidade de participações presenciais. Com a criação da WM-Br será criada, por exemplo, a demanda por participações em eventos (coisa que parece que tem sido atendida silenciosamente pelo [[w:Usuário:Angeloleithold]]). Qual é o atual planejamento quanto à isso?


2) A idéia de Wikimedia Portugal encontra-se parada. Não faltaram pessoas que apoiassem o conceito de ela existir, mas faltaram pessoas para a parte prática das coisas. O projeto atual não estaria correndo o mesmo risco? Não estariam poucas pessoas fazendo o trabalho de muitos para algo que correria o risco de se quebrar em algum momento? Não tive tempo (nem para) ver com atenção o que aconteceu com a Wikimedia-UK, mas, já foi levada em consideração o risco de algo parecido ocorrer?

3) Voluntários de projetos Wikimedia que não são a Wikipedia costumam reclamar de local chapters que os ignoram. Em http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikisource-l/2007-March/000187.html é possível encontrar um cross-post feito em resposta à tais reclamações. Já existiram reflexões sobre como tentar administrar essa questão na WM-Br?

4) Existe certa tendência de explorar o slogan de "<Projeto>, (a,o) <descritivo> livre" para o lado de "todos podem contribuir". Sem dúvida alguma que estamos diante de um fenômeno sem par, que tal faceta tem e deve ser explorada. Mas, e quanto ao outro significado de livre? Há planejamentos de procurar explorar tal significado injustamente relegado por muitos como secundário? Imagino que nesse sentido poderiam ser procuradas formas de se entrar em contato com a Creative Commons Brasil e com a Free Software Foundation Latin America, extremamente acostumadas a tentar levar os assuntos relativos a direitos autorais sob o ângulo inverso (não dos que querem apenas proteger, mas dos que querem se maravilhar com todas as possibilidades de reutilização saudavelmente "promíscuas") a um público mais ampliado.

[[:m:User:555]]