Não acho que formalização mude qualquer coisa, só aumentará a animosidade, pois teremos dinheiro envolvido, regras e leis envolvidas.
O principal problema é a postura de politicamente correto e ninguém criticar as ações e tomam medidas para não se repetir no futuro. Ela faz o que faz por passarem a mão na cabeça dela, ou fazer vista grossa, não só aqui como ao longo do Movimento Wikimedia.
Toda vez que eu tenho um encontro pessoal, eu recebo criticas, ou quando eu falo qualquer coisa na lista eu recebo criticas. Mesmo eu realizando coisas para o grupo, e ela com essa lista http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:%C3%81gora#Exclus.C3.A3o_de_ferramenta, nunca houve alguma mobilização da comunidade para dizer "Béria, essa não é a postura que queremos, por favor se adeque ao grupo".
E quando crescermos e tivermos 2 mil voluntários como será se tiver 150 Bérias?
Essa é uma das funções da Carta, "olhe você não está seguindo essa postura". Todo trabalho voluntário tem um "voluntário problema", mas o como lidar com isso cada uma toma uma atitude, mas toma alguma.
Todas as discussões que começam saudáveis terminam com ataques pessoas partindo da Béria contra alguém, mesmo que não tenha nem menções à ela. Vide os últimos threads.
--
Fechamos esse assunto.
No encontro do sábado falaremos alguns pontos sobre a adesão da Carta e discutiremos sobre ela no encontro para formalizar o legal chapter.
abraços.
--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884