2014-03-04 20:03 GMT-03:00 Oona Castro <oonacastro@gmail.com>:

A ideia é a gente pensar um projeto com a comunidade e o user group pra propor à Ford até junho. Como vocês sabem, o projeto da WMF vai até agosto e pode ter continuidade ou não, com menos ou mais ou iguais recursos. A Ford não faria um projeto do tamanho da Wikimedia, evidentemente. Seria para ações mais específicas de aumento do envolvimento e participação de grupos subrepresentados e ampliação do acesso/visibilidade do conhecimento livre.

Vamos definir o projeto juntos e colocar os recursos para as ações que o grupo de usuários e voluntários ache importante incluir também para suas ações?

Eu acho que o catalisador deveria puxar o grupo de usuários para aprender a captar recursos. Seja através das vias tradicionais da WMF ou através de outros mecanismos, como o pessoal da Indonésia conseguiu. Claro, não se deve pegar na mãozinha, como até mesmo já sugeri e às vezes fiz. Muitos da comunidade são apáticos e vêem o movimento como uma TV para assistirem, então isso é um bom indicador que recurso não é o que falta.

Inclusive, acho que poderia fazer parte dos objetivos de um catalisador (se fizer, desculpem a gafe) auxiliar voluntários ativos nos projetos Wikimedia ou novos para aprender a fazer esse tipo de coisa *quando necessário*. Algo assim, tentando criar métricas, que poderíamos tentar responder:

1) auxiliamos os voluntários a melhorar suas propostas rejeitadas?
2) auxiliamos a difundir que existe no Brasil a possibilidade de pedir verba para projetos que beneficiem o movimento Wikimedia?

Para 1), sei de pessoas recém contratadas com experiência nisso, então ajudar aqueles que tentaram e falharam seria algo bacana.

Para 2), um plano de comunicação faz-se necessário, mas claro está que o catalisador nunca parou para pensar no assunto de comunicação para chegar a algum lugar. Houve até um cara que pensou, mas nunca pois a mão na massa nesse sentido - por exemplo, falo de criar um blog desde 2009, mas nunca o fiz.

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org