Pietro e demais colegas,

eu é que devo agradecer a oportunidade de crescimento. O bate-papo foi realmente muito produtivo, achei muito bom confrontar com um exemplo flagrante de como as regras e normas que comungamos podem ser usadas indevidamente, mas foi excelente constatar que esses pequenos exemplos, acredito que exceções, só engrandecem nossa enciclopédia e nossa comunidade.

A apresentação que fiz é uma colagem de várias lâminas do Programa de Embaixadores e pode ser usada como apresentação da wikipédia pra que não a conhece além da consulta esporádica. Vou utilizar algo muito semelhante na apresentação para a escola de ensino fundamental na próxima segunda, dia 28.

Aí está: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apresentacao_SESC_Ribeirao.pdf

Abraços

Em 23 de março de 2011 19:49, Pietro Roveri <pietro@usp.br> escreveu:
Pessoal,

O bate-papo ontem, dia 22/3, no Sesc Ribeirão Preto, foi super interessante ( http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:Atividades ). Falamos eu, Névio e o Edgar - artista que criou a Freakpedia. A minha apresentação foi um pouco conceitual, com uma breve apresentação do movimento. Na sequência, o Névio detalhou o processo de edição na Wikipedia e o Edgar contou sua história - trágica e levemente cômica - com o projeto, que o levou à criação da Freakpedia ( www.freakpedia.org ). Ao final, tivemos uma longa e produtiva discussão, entre nós e com a plateia.

Vale mencionar que a Freakpedia é um objeto artístico e pretende ser um espaço de arte e crítica. Porém, tal crítica incide inicialmente sobre a estrutura de poder da Wikipedia e - quando me foi explicada - pareceu ser bastante pertinente. Sobretudo, pelo caráter refinado da crítica que pode surgir numa obra artística. Quem sabe não conseguimos estreitar os laços com esses - e outros - artistas nos projetos, não só a enciclopédia.

Apesar do título provocativo, o papo ocorreu num ótimo nível. A minha apresentação está no commons ( http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Intelig%C3%AAncia_colaborativa-wikiXfreak.pdf ), creio que o Névio enviará a dele e peço ao Edgar que, se possível, faça o mesmo. Fico à disposição para conversar mais com quem se interessar pelos assuntos do evento. Por fim, falta agradecer ao Tiago do Sesc, ao Névio e ao Edgar pela boa conversa de ontem.

Abraços,

Pietro



 

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
{+}Nevinho
Venha para o Movimento Colaborativo http://sextapoetica.com.br !!