A saber: tenho colocado as mensagens no meta pra reunir as contribuições em um lugar.
Oona


2014-06-07 15:01 GMT-03:00 Everton Zanella Alvarenga <everton.alvarenga@okfn.org>:
Cuidado ao ponto de nunca fazer após tanto tempo de trabalho. :)

Insisto, pegue a grana de *algumas* viagens inúteis dos últimos anos do catalisador e contrate freelas para projetos curtos e específicos - claro, para isso é preciso ter *ideias* para projetos e *executá-los*. Poderá até crescer organicamente, se o trabalho for bem-feito.

Uma dinâmica de projetos curtos onde outras pessoas ajudam quando vêem que o projeto é para um bem comum me parece uma boa estratégia. Você mostra que algo é legal e atrai pessoas legais para ajudar. A ideia que qualidade atrai qualidade pode ser aplicada em várias coisas, inclusive para catalisar comunidades e atrair pessoas.


Em 6 de junho de 2014 14:28, Oona Castro <oonacastro@gmail.com> escreveu:

Esses exemplos dados pelo Jo e Helder são ótimos!

1) Sobre um dos pontos do Jo: eu também acho que exposição da mídia pode atrair colaboradores (já conversamos isso algumas vezes em função da observação em mudanças recentes). Mas essa observação que temos não se reflete em aumento de editores. Como converter novos *propensos colaboradores* em colaboradores? Faz sentido construirmos uma porta de entrada mais mastigada e pensarmos em melhorias no programa de tutoria para revertermos interesse em colaboração efetiva (sabendo que quase todo mundo entra cru, não conhece todas as regras, leva um tempo pra entender coisas básicas etc.)?

2) Sobre o ponto do Helder: o Correio é um ótimo exemplo de um esforço de retomar um projeto da comunidade em que nos envolvemos ativamente e, num dado momento, chegou a ficar quase que um canal só do programa. Nos programamos pra dividir e fazer posts do que estava rolando. Volta e meia eu postava aqui e ali perguntando quem queria colaborar, se alguém tinha uma pauta etc. Um dia, dei início às páginas pra deixar claro que tínhamos intenção de escrever sobre aqueles assuntos e fomos questionados de estar "bloqueando espaço, inibindo participação de outras pessoas". Ouvimos também que estava "só com coisas do catalisador". Me questionei se estávamos portanto gerando o efeito oposto ao desejado, o espaço foi se esvaziando até parar de novo. Podemos retomar, acho inclusive um canal bom pra informarmos o que está acontecendo no programa, mas pergunto: é isso mesmo? Retomemos? Retomemos com mudanças? Retomemos em que condições? Não devemos retomar como fazíamos, mas de outra forma? Chamar as pessoas pra escrever gerará resultados?

Só pra esclarecer uma informação que o Everton colocou na minha boca: eu considero ter uma pessoa de comunicação na equipe e também já considerei propormos freelas pra comunicação - já chegamos até a ter diálogos com pessoas interessadas nesse sentido. O que eu coloquei é que em vários anos de experiência no Overmundo, onde tínhamos incentivos com recursos financeiros pra produção de conteúdos que faltavam de forma orgânica (oferecíamos colaboração paga quando identificávamos ausência de diversidade regional - faltava conteúdo sobre a região norte / ou de linguagens: faltava conteúdo sobre literatura) isso geralmente só resolvia temporariamente. Uma vez que não abríamos editais pra colaborações pagas com orientação editorial, voltava à situação inicial. Então, meu ponto é que colaborações ad-hoc funcionam pra resolver questão de conteúdo - mas não necessariamente geram processos orgânicos. E por vezes até desmotivam quem antes fazia por interesse/conta própria, gerando um efeito ruim na participação orgânica. Esse é um aprendizado de outro projeto que compartilho, mas não descarto e nunca descartei. Só acho que precisa haver bastante cuidado com esse tipo de abordagem.

Abraços
Oona


2014-06-05 14:34 GMT-03:00 Helder . <helder.wiki@gmail.com>:

2014-06-05 10:57 GMT-03:00 Everton Zanella Alvarenga
<everton.alvarenga@okfn.org>:
> João, eu concordo plenamente com esse comentário. E por isso uma medida
> simples, que já foi proposta, é: contratar alguém de comunicação para
> escrever sobre a comunidade.
>
> E pode até ser alguém da comunidade. Melhor, de preferência alguém da
> comunidade.

Lembrando que, infelizmente, o Correio da Wikipédia morreu:
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?diff=39040396

Helder

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
Open Knowledge Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l