Tal vez todos já saibam, mas eu me enterei recentemente que  o ma­te­rial didático pro­duzido pela Sec­re­taria Mu­nic­i­pal de Ed­ucação de São Paulo deve ser reg­istrado sob li­cenças permissivas e disponibilizado on­line:

http://simaopedro.com.br/o-material-didatico-precisa-estar-a-disposicao-para-todo-o-publico-diz-simao-pedro-em-seminario-sobre-rea/
http://www.unipress.blog.br/material-didatico-sera-distribuido-gratuitamente-pela-internet-em-sao-paulo/
http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/a-experiencia-pioneira-do-municipio-de-sao-paulo/

Idéia 1: Esclarecer (explicar) e divulgar a normativa.

Eu tenho várias dúvidas. Por exemplo, o projeto contempla as obras "desenvolvidas pela Administração Direta e Indireta Estadual". Que tipo de obras são essas?

O projeto também contempla a "livre utilização, compreendendo a cópia, a distribuição, o download e a redistribuição". Observe-se que, diferentemente do software livre, isso não inclui a "modificação" da obra. Que tipo de licença já existente seria a mais adequada?

Contudo, mais adiante acrescenta que a licença de que trata o projeto "compreende o direito de criação de obras derivadas, desde que sejam licenciadas sob a mesma licença da obra original."

Isso não é perigoso? Por exemplo, se eu fizer um texto sobre a Teoria da Evolução por Seleção Natural, e depois a panelinha evangélica (que existe, sim, nas universidades) resolve criar um trabalho derivativo acrescentando um capítulo sobre Criacionismo, como é que fica?

Idéia 2: Sugestão de ferramentas para  a implementação:

Com relação ao processo de produção/modificação do material online, no terceiro link acima, tem um cara que diz:

"Es­ta­mos ten­tando en­con­trar o mel­hor mod­elo de soft­ware, algo que seja fácil e não seja para ini­ci­a­dos, um padrão de soft­ware no qual qual­quer um con­siga mon­tar o caderno do jeito que achar mais ad­e­quado, mu­dando even­tual­mente a sequência, colo­cando out­ros ex­em­p­los. Esse é o grande de­safio: mon­tar um sis­tema in­forma­ti­zado, amigável su­fi­ciente para que não seja pre­ciso fazer um curso para operá-lo."


Que ferramentas (livres preferentemente) podem ser utilizadas para isso? Um sistema "amigável suficiente" e que "não seja para ini­ci­a­dos" no conduziria à blogização do conhecimento? etc. etc.


Enfim, são somente idéias para o Everton. Não precisam responder as questões colocadas ;-)


Abraços,


Auil




De: "Everton Zanella Alvarenga" <everton.alvarenga@okfn.org>
Para: "Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data" <okfn-br@lists.okfn.org>, "Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia." <wikimediabr-l@lists.wikimedia.org>, "thackday" <thackday@googlegroups.com>
Cc: "J.P.Malhado" <chimica@netcabo.pt>, "Fernando Auil" <auil@usp.br>, "Pablo Ortellado" <paort@usp.br>
Enviadas: Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013 11:24:00
Assunto: Encontro para discutir ciência aberta e domínio público

Caros,

estava pensando hoje de manhã em organizar um encontro para discutir
ciência aberta entre acadêmicos, estudantes e interessados. Vi o
encontro abaixo dos franceses para celebrar o dia do domínio público,
então pensei em incluir no tema. Estava pensando algo para meados de
fevereiro ou final. O ideia principal do encontro é promover o
conhecimento livre nas universidades e o que podemos fazer de concreto
para ampliar o acesso ao conhecimento. Vou elaborar melhor depois, mas
é um ponta pé inicial.

Alguém se anima em ajudar? Ideias?

Tom