Gente!

Acho que perdi alguma coisa, pois não estou entendendo esse tom.

A Carol não vai formar um chapter. Isso é decisão da comunidade brasileira. As ideias do chapter, portanto, devem preocupar os interessados no chapter, onde me incluo. Também não vai montar um mutirão lá em San Francisco. No lugar dela, eu me importaria realmente em saber como as diversas iniciativas vão atuar em conjunto. Capítulos têm um formato mais próximo entre si. É claro que há peculiaridades, mas são adaptações de um modelo já conhecido. Em vários países há um chapter. Mas nenhum tem chapter e mutirões. Como eles funcionarão juntos? Ninguém sabe ainda, e essa é uma dúvida pertinente.

O que a WMF vai montar é um escritório. A Carol quer discutir conosco como este escritório irá funcionar, até internamente (nome da função, tamanho, etc.), o que é algo que dá muita transparência, embora não seja necessário tanto. Isso deveria preocupar a WMF, que é quem vai pagar a conta. O que é mais relevante é como ele irá funcionar em conjunto com as demais iniciativas. Isso sim diz respeito a todos nós. Além de chapter e mutirões, é possível que haja chapter regional (WM-São Paulo, p ex), e está em discussão no Meta a criação de outras formas, como a de Organizações Parceiras, algo que muito me interessa. A WMF está fomentando tudo isso, mas a responsabilidade por fazer acontecer qualquer uma das possíveis organizações é toda dos voluntários. Teremos ajuda, mas isso não quer dizer que a WMF vá resolver tudo para a gente, e nem que tenha que (ou mesmo que possa) nos fazer aceitar-nos mutuamente.

O Brasil é enorme, tem um monte de coisa acontecendo ao mesmo tempo, tem um monte de gente em lugares bem distantes fazendo coisas bem diferentes, e um chapter pode ser muito útil em determinadas ocasiões e um mutirão pode ser mais eficiente em outras. Não há razão para essa divisão. Perseguir os mutirões é lutar contra o "wiki way" de fazer as coisas. Perseguir o chapter é abrir mão de certas oportunidades que surgem com organizações formais. Qual é o grande problema em colaborarem? E em incluir um terceiro, quarto, ou quinto ingrediente nesse bolo?

A propósito, é perfeitamente possível contribuir para aumentar os contribuidores de uma wiki sem nunca pôr os pés numa. Há N formas de contribuir, e editar é uma delas. Não é a única, e nem necessariamente a melhor (e uma classificação dessas nem levaria a nada).  Exemplos não faltam.

A Agência Brasil, ao publicar seu conteúdo em licença compatível, está contribuindo para a Wikipédia, para o Commons e para o Wikinotícias. E se eles o fazem de maneira intencional , porque são fãs do Jimbo, ou se sequer sabiam disso (mais provável), não faz a menor diferença. Estão ajudando do mesmo jeito. E se quiserem fazer parte do chapter, eu os consideraria muito bem vindos. Se quiserem apoiar um mutirão, idem.

Quem produz recursos educacionais abertos, está contribuindo para a Wikiversidade, Wikilivros, Wikicionário, Wikisource, Wikipédia, Commons... pois cria conteúdo que pode ajudar a expandir ou complementar o material já existente nas wikis. Ou ainda quem publica o material da WMF está gerando significado, valorizando a produção destes mesmos recursos, incentivando o uso de licenças livres e da colaboração, etc.

Uma prefeitura que disponibiliza dados públicos em licença compatível e em formato de fácil acesso contribui para a produção de outros recursos, inclusive com a expansão e referenciação de wikis. O Wikinotícias poderia produzir reportagens originais a partir de dados sobre a violência no entorno do DF. O Transparência Hacker trabalha por isso, então eles também ajudam as wikis. E se nem souberem o que é uma wiki? Tanto faz.

Caso prático: o grupo de trabalho que participo, organizado pela Amical (a proposta WM-CAT), conta com um desenvolvedor de software de traduções (o Apertium) e uma desenvolvedora do Mozilla Firefox. Ambos não "põem os pés" na wiki e são muito bem-vindos ao grupo. Estão trazendo contribuições muito importantes para todos. O Apertium tem usado a Wikipedia para aperfeiçoar as  traduções para o catalão e os editores usam o Apertium para traduzir outros textos para o catalão, expandindo a ca.wikipedia. A comunidade do Mozilla tem desenvolvido mais e mais suplementos para facilitar a navegação nos projetos wikis.

Um capítulo só teria a ganhar se incluísse conteudistas, defensores de licenças livres, ativistas, especialistas em direitos autorais, professores, estudantes, editores de livros, desenvolvedores de software, fabricantes de computadores/celulares/tablets, etc.... Quanto maior essa variedade, maior o leque de oportunidades que surgem para ações de chapter e para mutirões. Para um acordo financeiro com um fabricante de computadores, eu sugeriria o contato via chapter. Para uma parceria de atividades com o THacker, provavelmente um mutirão seria muito mais eficaz. Boa parte dos projetos de uso das wikis em escolas podia ser feito via mutirões. Para o contato com o MEC, talvez o chapter fosse mais indicado. "Provavelmente", "talvez", porque não sei mesmo, isso teria de ser discutido amplamente. Na minha opinião, a gente deveria estar agora construindo um debate sobre isso, sobre os papeis de cada um. Acho que foi essa a intenção do debate sobre estruturas. Mas valorizou-se muito o funcionamento interno de cada uma delas e ficou de lado a coordenação entre elas. Talvez seja hora de superarmos isso.

Misturei os assuntos de propósito. Da mesma forma que há várias formas de contribuir com os projetos wiki, há várias formas de se organizar para isso.
  1. Editar não é a única forma de contribuir (mas é uma). Se há gente interessada em contribuir de outra forma, por que temos que temos que abrir mão dessas pessoas?
  2. Capítulo não é a única forma de organização (mas é uma). Se há gente que quer se organizar de outra forma, por que implicar com isso?
CB


Em 06/05/2011 04:16, Béria Lima escreveu:
Carol,

Muito belo, muito lindo e muito demagogo teu e-mail....

...Mas sabes que tas a mentir com todos os dentes.

Desdde o primeiro momento que eu contei-te sobre a proposta de capítulo, toda a tua preocupação era saber como o capítulo ia lidar com os mutiroes, se ia aceitar eles, se ia colaborar com eles, se ia ter o mesmo modus operandi e etc.

Nem por um segundo te interessaste em saber quais as ideias do capítulo per se, mas toda a tua preocupação era saber como iriamos cuidar dos mutiroes.

E isso, minha querida, não é nem um pouco imparcial, nem um pouco justo, e muito menos está dentro do que é a tua job description.

Já agora, querer dizer que apoias tudo que aumente o numero de contribuidores para as wikis, quando a grande maioria do povo dos mutiroes nunca pos os pés numa, é o que? Hipocrisia? "Olhem povo editem aqui" "E tu edita?" "Eu não, mas tu deveria"...

Tá se bem a ver que grande coerência isso tem.
_____
Béria Lima
(351) 925 171 484

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.


No dia 6 de Maio de 2011 06:07, Carolina Rossini <carolrossiniatwiki@gmail.com> escreveu:
email 2..ops..segue novamente meu email com correcoes

2011/5/5 Carolina Rossini carolrossiniatwiki@gmail.com

 
Rodrigo....sinceramente nao entendo seu email...o meu email era somente sobre a Campus Party...tbem acho um pouco ofensivo e desnecessario seu tom...."se pensasse e trabalhasse mais"...vc nao me conhece, nao sabe o que faco e etc etc etc...
 
anyway... nao vou entrar na sua linha
 
nao consegui escrever antes, mas escrevo aqui
 
desde o comeco do meu trabalho via BCP tento entender e relatar o parece fazer mais sentido para a comunidade brasileira...ate pouco tempo parecia que eram os mutiroes por que as pessoas mais envolvidas nas discussoes e que inclusive toparam ser entrevistadas apoiavam os mutiroes ...sendo que algumas tbem apoiavam a questao do capitulo e isto esta relatado via BCP...
 
e detalhe...publiquei chamadas para entrevistas, meet-ups e para pessoas participarem no BCP em tudo quanto eh canto...se parece que existe MENOS material relatando sobre capitulos eh pq o povo interessado em capitulos pouco se pronunciou
 
NUNCA eu disse ser contra capitulo, NUNCA
 
o que ja disse em varios emails eh que estou aqui para ajudar a comunidade como eu puder e ajudar a fazer os contatos com a Wikimedia Foundation para a qual eu trabalho ... construir uma ponte melhor entre a comunidade e a fundacao...visto que, como muitos nao tem ingles fluente e por outras razoes, sempre existiu um "gap" nesse contato
 
e tbem como eu ja disse para varias pessoas e em varios emails...TODA E QUALQUER forma de organizacao da comunidade que vise aumentar o numero de CONTRIBUIDORES aos projetos da Wikimedia Foundation, como eh a Wikipedia...Wikibooks, Commons etc etc etc eh bem vinda pela Fundacao
 
o "mais comum" e "tradicional" eh a formacao de capitulos...MAS formas alternativas, como a dos "mutiroes", tbem estao sendo aceitas
 
entao, em relacao ao possivel capitulo brasileiro...ou ao capitulo de Sao Paulo...vcs que estao interessados tem que fazer o carro andar
 
eu somente e sempre sugeri que tentem construir lacos de respeito e trabalho conjunto com as formas alternativas de organizacao da comunidade...tampouco vejo no capitulo uma forma de representacao de toda uma comunidade...visto o quao heterogenea eh a comunidade brasileira...por isso mesmo vejo como bem vindas formas espontaneas/organicas como os mutiroes
 
ou seja, sao vcs da comunidade que devem pensar quais PROCEDIMENTOS sao esses...
 
boa noite
 
Carol
 
2011/5/5 Rodrigo P. <wikiozymandias@gmail.com>

Aviso aos navegantes ( no caso a Carol): se pensasse e trabalhasse
mais antes de intervir em coisas internas para defender amiguinhos,
entenderia que os Mutirões participam (que eu acredito) desde o
primeiro CP. Então não mencionei o que porventura você organizou,
porque nem participava mais aqui. Estou falando dos anteriores, quando
sequer você participava das wikis, então não julgue pela sua régua.

Atenciosamente,

Em quinta-feira, 5 de maio de 2011, Carolina
Rossini<carolrossiniatwiki@gmail.com> escreveu:
> sim querida
>
> foi a WMF que organizou (mais precisamente a Jessie e eu)
>
> nao estava falando nada sobre os mutiroes, so queria esclarecer que existiu um processo para participacao da  Campus Party em funcao de um dos comentarios dizendo algo como "eu nao fui convocado para a CP"...
>
>
> :-)
>
> 2011/5/5 Béria Lima <berialima@gmail.com>
> E o que isso prova sobre a transparência ou falta dela dos multiroes? Quem organizou o Campus Party foi a WMF.
> _____
> Béria Lima
>
>  <http://wikimedia.pt/>(351) 925 171 484
>
> Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.
>
>
>
> No dia 5 de Maio de 2011 21:51, Carolina Rossini <carolrossiniatwiki@gmail.com> escreveu:
>
>
>
> Pessoal, vou escrever um outro email separado sobre a questao do
> Capítulo , MAS so quero esclarecer aqui que a chamada para participar
> da Campus Party foi aberta e transparente, divilgamos na Lista, mas
> esplanadas e agoras de TODOS os projetos. Ninguem foi convidado
> individualmente. Todos os que se candidataram foram aceitos, pois um
> número mto menor de interessados do q esperavamos apareceu.
> Abs
> Carol
>
> On Friday, April 29, 2011, Béria Lima <berialima@gmail.com> wrote:
>> Politiqueiro e anti democratico (para não falar em não transparente, falso, cinico, etc etc) é esta tentativa de vocês de desmoralizar qualquer iniciativa para a criação do chapter.
>>
>> E transparante quase nada é nessa lista, Raul. Sejamos claros, metade do que acontece não vem parar aqui (e tenho certeza que certas pessoas sabem do que falo) portanto agradecia que pararem de posar de "nós somos os paladinos da transparência e vocês querem arruinar nosso sistema perfeito"
>> _____
>> Béria Lima
>
>
>
>>  <http://wikimedia.pt/>
>> (351) 925 171 484
>>
>> Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de
>> ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o
>> que estamos a fazer.
>>
>>
>> No dia 29 de Abril de 2011 01:22, Raul Campos Nascimento <rautopia@hotmail.com> escreveu:
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> Bom a questão desse tal ''alternativo'' também estava sendo resolvida, estavamos discutindo como seria o formato do chapter no Brasil, muita falta de democracia essa posição não conciliadora, pra que se faz uma página de debate de estrutura se ela não vale nada? e em relação ao Campus Party... não quero chamar o caro colega mas você está redondamente equivocado e não gostaria de fazer parte de uma organização elitista (organização dos eventos do Campus Party), todos as edições do Campus Party foram realizadas de forma 100% transparente e inclusivista, mas assim como o Everton desejo boa sorte, por isso que comecei o tópico ''triste desunião'' essa richa é extremamente prejudicial para o movimento, e as manobras políticas internas magoam muito muitas pessoas que dedicaram parte de suas vidas, não tenho nemhum problema com nemhum colega, principalmente com a Béria com a qual eu tive prazer editar e participar nos bastidores da wikipédia, mas não consigo não me posicionar contra sua postura politiqueira e antidemocrática.
>>
>>> From: wikimediabr-l-request@lists.wikimedia.org
>>> Subject: Digest WikimediaBR-l, volume 32, assunto 22
>>> To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
>>> Date: Thu, 28 Apr 2011 22:46:45 +0000
>>>
>>> Enviar submissões para a lista de discussão WikimediaBR-l para
>>>      wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
>>>
>>> Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço
>>>      https://lists.wikimedia.org/mailman/listin

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l