Rodrigo, como está ou em que pé parou o processo de registro da APR-CCL? A WMF deu algum grant para a WikiBrasil de 12 de outubro? Att, Névio

Enviado do meu iPad

No dia 26/08/2013, às 08:17, Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com> escreveu:

Ainda estou esperando um posicionamento... se a WMBr não tiver interesse no Iberocoop, e a WMF no Brasil tiver (pelo que me lembro, tem), sugiro que peçam a troca de membros, pois eu tenho que ouvir muita merda por vocês, já que sou o único voluntário, dos 5 brasileiros com acesso, que tem defendido os valores que estão aqui http://br.wikimedia.org/wiki/Carta_de_Princ%C3%ADpios_da_Wikimedia_Brasil, presentes. O restante ou não participa, ou lustra as bolas dos caras de lá, piorando qualquer tentativa de aproximar os valores do grupo, ao modo que a WMBR trabalhava.

Os valores são mais próximos da WMF (constrição de dados, hierarquização, gastos de verbas sem necessidade, burocratização...), e já que querem fazer o papel de chapter, então que façam, e assumam a vaga lá no Iberocoop também, já quiseram ir ao Iberocoof quando foi pedido para que voluntários brasileiros não fossem.

Eu tive que ouvir nessa conversa coisas como gritos, mentiras, mandaram eu me calar, ameaçaram uma moção para a minha remoção, sendo que eu estava pedindo que eles fizessem o que eles se propuseram a fazer, e falei para respeitarem a opinião dos brasileiros, e esperar uma decisão de vocês quanto a assinar a carta à Portugal do modo que está, e se vocês vão aceitar uma nova assinatura coletiva, que pelo que eu entendi, foi usada também em Milão sem a nossa autorização e que já tinha sido acordado que não eram para fazer de novo, já que o Iberocoop não é uma instituição é um grupo.

Já estávamos caminhando para sair nominalmente do grupo, não o fizemos por questões políticas. Acho que vale a pena parar de politicagem e tomar uma postura de sair nominalmente, os voluntários que não quiserem, que fiquem conversando com aquele grupo, mas o nome do Brasil não poderá ser mais carregado, logo, nada de poder de voto para quem ficar, pois o nome está sendo utilizado apenas para interesses políticos e não era para isso que o grupo foi criado, e o Brasil sempre teve uma postura apolítica dentro do Movimento Wikimedia, além de que não se tem representantes, então votos e decisões só poderão ser feitas com consenso da comunidade, que na maior parte é contrária a várias posturas do Iberocoop. E se vocês não estão autorizados à utilizar o nome da Wikimedia Brasil, porque eles podem incluir a WMBr e assinar por esta?

Isso não impede realizarem trabalhos com os Movimentos locais membros, incluindo Portugal, mas os valores são diametralmente opostos, acho que não vale o esforço, e em muitos casos nem faz sentido, há grupos locais que com menos energia se realiza um trabalho de melhor qualidade. (pra que estou dando opinião??)

Só estou cumprindo obrigações, mas não tenho que ficar pensando por vocês e defendendo o que vocês dizem assinar, então tomem posições e comecem a fazer algo, se quiserem rasgar tudo, abraçar os valores do Iberocoop/WMF, eu to cagando para isso, só que terão que refazer tudo, incluindo o estatuto da APR-CCL que prevê que se siga a Carta, e se forem fazer isso, me ressarçam os aproximados 1000 reais que estão travados neste processo antes (1 ano já), pois o grant depende da aprovação do capítulo. E peço que não utilizem o nome do Pietro, se rasgarem.

Se quiserem eu abro os meus emails na lista do Iberocoop, como eu não vi nenhum interesse, nem daqueles que se dizem interessados no Iberocoop, não vou me dar o trabalho.



2013/8/24 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
Cumprindo obrigações...

Então, não sei o motivo pelo qual o Vinícius não disse para vocês voluntários, mas está sendo escrita uma carta do Iberocoop para a WMPT, o desenvolvimento da mesma está em ambiente fechado, mas cita, de novo, o Brasil, e como é uma carta do Iberocoop (sim, a entidade falando por todos) e do modo que está, parece que brasileiros sabem e estão realmente debruçados para encontrar soluções para Portugal, juntamente com o restante do Iberocoop. O que não é verdade, vim aqui para dizer sobre.

Do modo que está escrita a carta, parece que fizeram uma reunião na Wikimania onde os países americanos se juntaram para resolver os problemas de Portugal, sem consultar Portugal, sem ter membros de Portugal. Também tem um tom messiânico, um texto de salvação, com afirmações de que o Iberocoop é uma família que está presente em momentos difíceis, por exemplo. Colocam um argumento de autoridade, dizendo que por ter membros do AffCom, o Iberocoop poderia trazer soluções para Portugal.

Se me recordo, o Iberocoop em suas origens é um grupo de colaboração de partes, então não faz sentido assinar algo como instituição, o modo de organização do Brasil também não permitia que assinassem em nome do Brasil, os voluntários são livres para assinar por si mesmos, mas não podem falar pelo grupo.

Minha mensagem sobre o assunto para a lista fechada do Iberocoop:

"Os brasileiros não foram alertados sobre essa carta, e nenhum voluntário brasileiro pode responder pelo grupo, e o Iberocoop não é uma instituição, em teoria, logo também não se pode falar por todo o grupo, muito menos falar que todos os membros assinam.

Que os voluntários interessados assinem, ou os Movimento locais.

Outro ponto, Portugal é parte integrante do Iberocoop, em teoria todos eles já teriam que ter conhecimento sobre a construção desta carta, e o motivo pelo qual eles fazem parte do grupo é ter essa troca, talvez os "representantes" deles não estejam fazendo a ponte, ou eles simplesmente não querem, então não consigo entender uma razão para existir essa carta, pode ser até interessante que eles sejam, digamos, lembrado que eles tenham apoio, mas os apoios serão individuais (ou de voluntários, ou de movimentos locais onde se prega a hierarquia e se assume representatividade).

sem mais."

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 979 718 884



--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 979 718 884
_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l