Ni! Pode ser útil por aqui... :-)


-------- Original Message --------
Subject: GOVERNANÇA CIRCULAR E TOMADAS DE DECISÃO com Taisa Mattos - Inscrições Abertas!
Date: Tue, 25 Feb 2014 16:00:24 -0500
From: CASA NEXO <contato@nexocultural.com.br>
To: solstag@member.fsf.org


GOVERNANÇA CIRCULAR E TOMADAS DE DECISÃO com Taisa Mattos - Inscrições Abertas!

Data 22 e 23 de Março de 2014 Sábado e Domingo das 10hs às 18hs Carga horária: 14 horas Numero de Encontros: 2 Limitado a 15 vagas! Quais as ferram

Like   Tweet   Pin   +1   Gerenciar sua assinatura  
Frase Casa3
governança
                                                          circular
***

Data 22 e 23 de Março de 2014
Sábado e Domingo das 10hs às 18hs

Carga horária: 14 horas
Numero de Encontros: 2

Limitado a 15 vagas!

***

Quais as ferramentas disponíveis para facilitar nossos processos coletivos?
Como podemos chegar a melhores escolhas coletivas?
Como podemos criar processos coletivos mais harmoniosos e ao mesmo tempo garantir a máxima eficácia e eficiência?
Como podemos reconhecer, apoiar e nos fortalecer nas qualidades, diversidades e diferenças de cada um em um grupo?
Como é possível uma governança onde todos se sintam empoderados, envolvidos, reconhecidos e confiantes?

CONTEÚDOS

Liderança e Poder na Atualidade

Nestes encontros iremos entender as oito formas de capital, os princípios por trás dos empreendimentos regenerativos, os princípios e práticas de design de ecologias de Refletiremos sobre a figura do líder, evidenciando seus atributos ao longo dos anos.

Abordaremos os benefícios da transformação de estruturas hierárquicas em processos circulares.

Falaremos sobre as diferenças entre “poder sobre” e “poder com”; entre "rank" e abuso de poder; explorando também o empoderamento e a responsabilidade partilhada.

Investigaremos o papel do facilitador de grupos como um possível modelo de liderança sistêmica, apresentando brevemente suas tarefas e habilidades, bem como os instrumentos que dispõe para colaborar no desenvolvimento de grupos.

Veremos ainda algumas metodologias que podem ser utilizadas nos processos grupais para potencializar o diálogo e a ação conjunta.

Processos Participativos de Tomada de Decisão

Apresentaremos os diversos processos de tomada de decisão, aplicáveis tanto à organizações estruturadas como à eventos ou projetos pontuais, evidenciando seus entraves e funcionalidades.

Evidenciaremos como a escolha do processo adequado pode contribuir com a gestão do grupo, otimizando a distribuição de poder.

Detalharemos a metodologia de tomada de decisão por consenso.

METODOLOGIA

Abordagem baseada em Psicossociologia, Ecologia Social, Ecologia Profunda e Gaia Education. Encontros presenciais com explanação de conteúdos, estudos de casos, material audiovisual, dinâmicas de grupo, materiais de apoio didático digital e exercícios práticos.

***
Foto
                                                          Taisa Agentes
                                                          (1)

TAISA MATTOS (RIO DE JANEIRO - Brasil)

é Bacharel em Comunicação Social pela ECO/UFRJ e Mestranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo EICOS/UFRJ, onde pesquisa modelos de vida sustentáveis. Desde 2004, faz parte do movimento de Ecovilas, sendo membro fundadora da Ecovila Terra Una - MG. Integra também o Movimento das Cidades em Transição, que traz princípios semelhantes para o meio urbano. Fez diversas formações na área, entre elas: Educação Gaia SP - Design em Sustentabilidade; Tomada de decisão por consenso, com Jorge Mello; Facilitação de Grupos, com May East;Treinamento para Cidades em Transição; Liderança em Tempos de Incerteza, com Margaret Wheatley, e Ecologia Profunda, com Joanna Macy. Foi uma das responsáveis por trazer o Educação Gaia* para o Rio de Janeiro, sendo parte da equipe de coordenação e do corpo docente do Gaia RJ entre 2009 e 2012; do Gaia Terra Una (2011 a 2013) e Gaia BH (2012). Participou da adaptação do currículo para as favelas brasileiras (Gaia Brasilândia, 2011) e em 2013, foi parte do corpo docente do Gaia na Amazônia (AMAGAIA) e responsável por levar o programa para Buenos Aires, em parceria com o Espacio Eco. Trouxe também para Rio de Janeiro o Treinamento para Cidades em Transição (2009 a 2011). Atua como educadora, dando oficinas e workshops de diversos temas ligados à sustentabilidade.

O Educação Gaia é um programa de Educação para a Sustentabilidade criado por um grupo de educadores do Movimento de Ecovilas, que recebeu o endosso da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) como uma Contribuição Oficial à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014), e está sendo realizado atualmente em 34 países, nos 05 continentes. (www.gaiaeducation.net)

***

INVESTIMENTO :

R$390,00 a vista
R$430,00 em até 3X (deposito + 2 cheques).

Dúvidas: contato@nexocultural.com.br

INSCRIÇÃO só é confirmada após depósito.


Este workshop faz parte do programa TERRITÓRIO DE APRENDIZAGEM, integrando a "Cartografia: DESIGN SOCIAL e PROCESSOS COLABORATIVOS", como o Percurso 4.

***
banner-NexoCultural
facebook
1px