se a gente não tivesse a intenção de fazer algo voltado ao Brasil, era só pegar a lista de 5 mil uk e acabou. Pode discordar o quanto for, mas eu não vou mudar minha visão de que estamos fazendo uma enciclopédia para usuários brasileiros, com um número limitado de artigos, é melhor dar uma visão que seja proveitosa, para que eu quero uma enciclopédia que tenha algo que eu não busco informação e a informação que eu quero não a tenho? A visão global é dada, mas é importante não perdemos nossas características em detrimento a outro. A mesma visão que vocês tiveram sobre o padrão de capítulo, padrão de cores, está tendo agora. Não precisa pasteurizar tudo, cada país tem suas prioridades, tem seus pontos de vista, sua cultura. Não podemo nos fechar para o mundo, mas também não podemos nos perder em meio a cultura alheia. Perceba que não removi rugby, que quase não é praticado no Brasil, mas é o segundo esporte mais praticado no mundo e com o de maior audiência. Isso é dar uma visão global, críquete é importante para os países do Commonwealth, e olhe lá, não é nem televisionado no país.
Na lista do Brasil teremos que nos preocupar com nossas políticas, geografias, cultura, culinária, história... imagine ter que nos preocupar se foi colocado ou não um esporte que é praticado em quase todas as escolas, que o Brasil tem forte representação, e que mesmo fora das escolas é muito praticado. Ou ainda, instrumentos musicais, atores, se James Cook está e Cabral não, de jainismo está e umbanda não, se pena de morte está e analfabetismo não...
Perda de tempo será lançar uma enciclopédia com uma visão que não é brasileira, tentar fazer com que brasileiros melhorem artigos que não interessam a eles, distribuir aos brasileiros, e brasileiros que receberem não despertarem interesse nenhum por essa enciclopédia que tem coisas de gringos, e coisas simples que eles gostariam que tivessem, não o tem.
Você disse que é para ter uma visão global, não se pode ter uma visão global se nem a local eles talvez tenham.
Não vou mais interferir, essa foi a minha opinião, está lá, quem quiser peça para apagar ou acate a ideia. Abraço.
--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884