Pode dividir o arquivo como quiser, o que não aceita arquivos maiores que 3,8Gb é o Android. Essa limitação, contornável, é apenas para quem quer colocar a Wikipédia toda num celular.
fui

Em 13 de fevereiro de 2015 08:43, André Z. D. A. <andrezda10@yandex.com> escreveu:
Olá.

Mas se um arquivo Zim não puder ser dividido em pedaços menores que um certo limite (no caso, 3,8GiB), isso pode inviabilizar o uso disso em certos casos, como o Wilfredor falou inicialmente. Eu já tinha visto que o Kiwix tem versão pra Android, inclusive. Mas não encontrei muita informação sobre essas limitações de tamanho e outros detalhes técnicos.

Um arquivo zim pode ser dividido ou não?

Arquivos zip, 7z e rar, pelo menos, podem ser divididos em pedaços de tamanho arbitrário. E se o zim não puder ser, tudo que eu falei está valendo.



> Olá André
>
> O kiwix é o leitor de arquivos comprimidos tipo .zim.
>
> A Wikipédia em português, com todas as imagens, comprimida fica com apenas 7,8Gb, tenho no meu notebook e teria colocado também no meu smartphone Android se meu cartão tivesse mais um pouco de memória, pois o sistema Android tem uma limitação para arquivos maiores que 3,8 Gb (dá para contornar com um cartão de memória maior e formatando o artigo como ex-FAT). A en-Wp toda cabe em 41Gb, o que não é muito para um notebook comum.
>
> É possível também carregar categorias inteiras ou os artigos de seu interesse. Ver o material já disponível em http://www.kiwix.org/wiki/Wikipedia_in_all_languages
>
> O sistema está pronto, ou já bem desenvolvido, falta apenas divulgar para mais pessoas essa possibilidade de utilizar a Wikipédia offline.
>
> Em 12 de fevereiro de 2015 14:13, André Z. D. A. <andrezda10@yandex.com> escreveu:
>
>> Muito interessante! Eu não conhecia tal sistema. E fiquei curioso pra saber mais sobre o Kiwix. Lerei sobre ele.
>>
>> No entanto, como desenvolvedor de sistemas, posso dizer um pouco do que imagino. O fato da Wikipédia ter um tamanho total maior que o limite máximo de arquivos em algum sistema (no seu caso, o exemplo do Android) não impede a viabilidade da sua ideia. Pra ser mais claro, é perfeitamente possível ter toda a Wikipédia em português, no espaço que existir. E a Wikipédia inteira tem 47 GiB! Olhei nesse minuto.
>>
>> Existem soluções fáceis para contornar isso, e caso o Kiwix não tenha alguma implementada no momento, isso não é difícil de conseguir. Basta entender um pouco de como ele funciona e como ele faz pra acessar o "arquivão" com os dados. Pode ser algo simples como dividir o arquivo grande em dois (no presente, pelo tamanho menor que 8 GiB).
>>
>> Separar por tipo conteúdo é outra opção: imagens grandes, vídeos e outras coisas volumosas ficam num arquivo separado. O conteúdo "mais usado" fica no arquivão mais acessado. Isso dá um pouquinho mais de trabalho que a outra opção, e precisa de alguma inteligência no Kiwix pra lidar com a separação. Mas repito, isso é algo que deve ser simples de conseguir.
>>
>> Uma coisa que descobri agora, rapidamente, "caçando" sobre o Kiwix, pode ser uma solução também: http://www.openzim.org/wiki/Main_Page . Isso é um formato de arquivo parecido com o Zip, mas que contém metadados - pode ser exatamente o que as duas soluções que apontei acima precisam!
>>
>> Posso ajudar com tudo, mas tenho limitação de tempo, com rotina. E não tenho familiaridade com o Kiwix (e com o "baixo nível" da Wikipédi também, dependendo do que precisar eu terei que ler como é). Se existir alguém já familiarizado com o Kiwix, no modo que ele funciona, etc. pode valer pra acelerar a ideia a existir.
>>
>> O que acham?
>>
>> ----------------- Mensagem original: -----------------
>>
>>> Comecei a usar Kiwix há alguns anos atrás. Eu imediatamente percebeu o potencial dessa ferramenta que muitas pessoas poderiam usar sem acesso à Internet. Em 2009 I realizado com um grupo de amigos da faculdade os primeiros testes em um pequeno cibernético improvisada em uma pequena cidade chamada Boqueron, na ilha de Margarita, Venezuela. Apenas 6 computadores com acesso a Kiwix, a resposta foi incrível, os aldeões na fila para conhecer a nova fonte de informação, em especial as crianças e as mulheres.
>>
>>>
>>
>>> Nesse ponto eu comecei a distribuir CDs Kiwix em qualquer número de eventos tecnológicos nas escolas e universidades Infocentros. Muitas pessoas estavam interessadas. Muitas pessoas estavam interessadas em colaborar, onde destaco Cesar Wilfredo Mejia, que conseguiu incorporar centenas de escolas Kiwix de Zulia, estado Venezuela, incluindo as zonas rurais da Venezuela Alta Guajira.
>>
>>>
>>
>>> Atualmente, estou trabalhando com um grupo de usuários no Brasil a incorporar Kiwix nas escolas, da mesma forma como foi feito na Venezuela.
>>
>>>
>>
>>> Kiwix também particularmente utilizado em áreas ditaduras talvez devido a problemas de acesso a informações confiáveis, como Cuba e Venezuela.
>>
>>>
>>
>>> Kiwix tem um valor imensurável, é o melhor mecanismo eu sei, para trazer Wikipedia para lugares onde não pode haver acesso à Internet, por muitas razões. Nos países desenvolvidos, muitas vezes subestimam a importância de Kiwix porque Wikipedia é algo que nós tomamos para concedido, sempre disponível a apenas um clique. Com o apoio de organizações e ativistas individuais Kiwix ganhou terreno nestes lugares. No entanto, é necessário ir um pouco além das expectativas, Wikipedia poderia evoluir em uma base de conhecimento descentralizado, semelhante ao P2P atual e Kiwix pode ser o caminho.
>>
>>>
>>
>>> Mantenha toda a base do conhecimento humano armazenado não é suficiente. É preciso repensar o nosso resonsabilidad, eu falo sobre a missão e visão da WMF, capaz de trazer esse conhecimento para aqueles que mais precisam. Principalmente aqueles sem acesso à Internet.
>>
>>>
>>
>>> Em 11 de fevereiro de 2015 16:52, Wilfredor <wilfredor@gmail.com> escreveu:
>>
>>>
>>
>>>> Atenciosamente,
>>
>>>>
>>
>>>> Nesta ocasião, gostaria de dizer-lhes sobre Kiwix, eu imagino que muitos já terá ouvido.
>>
>>>>
>>
>>>> É um software gratuito desenvolvido para exibir esses arquivos em computadores sem acesso à Internet, por exemplo, as escolas em países em desenvolvimento, onde o serviço de internet não existe, é raro ou não confiável. Kiwix desenvolveu uma versão especial para crianças para as Aldeias de Crianças SOS.
>>
>>>>
>>
>>>> No entanto, recentemente, um estudo para saber o que as pessoas sentiam sobre Kiwix você pode ver aqui.https://twitter.com/KiwixOffline/status/563674947802136577
>>
>>>>
>>
>>>> E apesar do enorme potencial deste software para apoiar o processo educativo não é conhecido pela maioria das pessoas entrevistadas.
>>
>>>>
>>
>>>> Gostaria de perguntar a vocês, o que vocês acham de colocar um banner temporário na Wikipédia em português para espalhar Kiwix.
>>
>>>>
>>
>>>> Muito obrigado.
>>
>> _______________________________________________
>>
>> WikimediaBR-l mailing list
>>
>> WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
>>
>> https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l