Oi Gustavo, Oona e Denise, (ela está na lista?)

estou meio sem tempo, mas vou deixar algumas perguntas rápidas diante do texto no meta, principalmente a velha história "com uma série de questões e questionamentos que nos levaram a identificar a necessidade de realizar um processo de escuta e diálogo mais intenso com a comunidade."

Esse lance de consulta a comunidade me parece uma forma de reconhecer que não se sabe o rumo do catalisador (e não culpo os novos que caíram de para-quedas nisso) e é meio decepcionante ver isso novamente. Me parece clara a limitação de tempo e envolvimento da comunidade para construir algo a que o catalisador se propõe (catalisar a comunidade) e do jeito que as coisas estão colocadas só expõe algo para mim: estão todos perdidos sem saber o que fazer.

Se fizermos as perguntas básicas:

1. Quais foram os produtos a serem entregues dentro do cronograma proposto dentro do planejamento do catalisador?

2. Os resultados foram satisfatórios? Como meço isso?

3. Se não foram satisfatórios, vale a pena continuar o catalisador com esse modelo?

Se olharmos as atividades nos relatórios antigos <http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:Chapter_Report>, a impressão que eu tenho é que antes havia um núcleo de pessoas que desenvolviam atividades promovendo os projetos Wikimedia. Por motivos diversos, isso não existe mais. E entre esses motivos não podemos descartar a possibilidade do próprio catalisar (do qual fiz parte ;) ter desarticulado um grupo que estava fazendo as coisas do seu jeito, mas aí a intervenção da WMF foi catastrófica (da qual fiz parte ;).

Eu acho que é essa pergunta que temos que nos fazer.

Uma leitura de alguém mais "de fora" (ando com pouco tempo para dedicar meu tempo voluntário aos projeto Wikimedia, mas não deixarei de fazer quando tiver mais tempo), e gostaria muito que vocês me corrigissem se eu estiver errado, é que o catalisador pouco está fazendo para o que ele se propôs.

E esse lance de escrever para mim e a para a Oona acho estranho. Se alguém escrever críticas ao catalisador, vocês vão ficar num diálogo um para um com essa pessoa?

O que eu acho que deveria ocorrer é as pessoas contratadas para o catalisador escreverem uma proposta com produtos entregáveis, executá-la e depois ver se valeu a pena. E a leitura dessa consulta a comunidade me passa a impressão que não se sabe o que  podem entregar e nem como as diversas qualidades da Ação podem agregar algo ao movimento Wikimedia.

Espero que as perguntas básicas não soem como agressivas, elas são bem sinceras, ainda mais de alguém que tentou trabalhar também no catalisador, e acho que os resultados foram pífios para os custos envolvidos. Serviu como aprendizado? Serviu. Mas uma hora do aprendizado é preciso surgir coisas concretas, mas infelizmente elas parecem não estar fluindo. Ou estou errado?

P. S. gostaria de saber se viu minha pergunta no tópico sobre a ditadura, Gustavo.

Abraços,

Tom


Em 4 de junho de 2014 20:44, Gustavo Paiva <gustavobpaiva@gmail.com> escreveu:

 

Olá a todos e a todas,

Bem, como você s já devem saber, estamos para lá da metade do projeto "Educação e acesso ao conhecimento no Brasil: catalisando as comunidades e projetos Wikimedia por meio da colaboração ativa, autonomia e compartilhamento", que é a forma que o programa catalisador da WMF assumiu no Brasil, após firmar parceria com a Ação Educativa. A construção dessa parceria se deu depois de um longo processo de negociação e diálogo com voluntários de outreach, editores, equipe do catalisador, Ação Educativa e WMF, com momentos de maior ou menor participação. Mas o fato é que, ao longo da execução do projeto nos deparamos (equipe e Ação Educativa) com uma série de questões e questionamentos que nos levaram a identificar a necessidade de realizar um processo de escuta e diálogo mais intenso com a comunidade.

Por isso, decidimos abrir um processo de diálogo no Meta (ou por telefone, Skype e IRC, para quem assim quiser) para tentar refletir sobre o atual momento do programa e da comunidade. Quais são os acúmulos, os conflitos, as dificuldades e avanços colocados do programa? Quais são anseios da comunidade? Quais são as perspectivas da comunidade para o futuro a curto médio e longo prazo? A ideia é que o processo culmine num encontro presencial aqui na Ação Educativa com duas possibilidades de data (a depender do que for decidido pela comunidade na discussão no Meta) e que possamos fortalecer a troca, os aprendizados e a confiança e desenvolver um projeto de que a comunidade se aproprie mais.

A Ação tem alguma experiência em metodologias e processos de construção, fortalecimento e afinação de estratégias de grupos, já tendo apoiado vários movimentos sociais nesta tarefa. Essa pode ser, inclusive, uma possibilidade de apoio da Ação à comunidade, se houver interesse, é claro. A gente sem dúvidas já aprendeu muito com este processo e com o projeto e gostaríamos muito de trazer dos nossos acúmulos também. =)

Bem, aguardamos contribuições, críticas e comentários na página de consulta: https://meta.wikimedia.org/wiki/Programa_Catalisador_do_Brasil/Consulta_sobre_como_fortalecer_a_Wikimedia_no_Brasil. Se alguém preferir uma conversa mais livre também pode mandar e-mail para gustavo.paiva@acaoeducativa.org ou para ooncastro@gmail.com que a gente entra em contato. Conversas coletivas também poderão ser feitas por IRC. Queremos muito ouvir as contribuições de vocês, pessoal. Aguardamos contribuição de todos e todas!

Um grande abraço,

Gustavo

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
Open Knowledge Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org