Ok, essa é a definição dada por alguém (não sei se ChapCom, se Board ou outrém). Mas estou questionando-a, muito em função de nossas discussões. =)

Estou tentando questionar a necessidade real desta limitação/restrição.

E não faço esse questionamento com objetivo outro senão de enriquecermos mais nossos conhecimentos relacionados a "desenhos institucionais" num mundo novo, cujas fronteiras cada vez menos representam.



2011/3/15 Béria Lima <berialima@gmail.com>
porque um Capítulo deve ter uma região geográfica determinada? Isso não é algo fundamental, do meu ponto de vista.

Wikimedia chapters are independent organizations founded to support and promote the Wikimedia projects within a specified geographical region (primeira linha em https://secure.wikimedia.org/wikipedia/meta/wiki/Local_chapter )


Aliás, seria totalmente favorável, similarmente e guardadas as devidas proporções, à uma Wikimedia Palestina

A Palestina teria o mesmo problema com a Wikimedia Israel (alias aqui o problema seria ainda maior - os espanhois e catalaes não andam por ai a se matar)

_____
Béria Lima
(351) 925 171 484

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.


No dia 15 de Março de 2011 14:32, Diego Rabatone <diraol@diraol.eng.br> escreveu:

Béria,

porque um Capítulo deve ter uma região geográfica determinada? Isso não é algo fundamental, do meu ponto de vista. Acho que é muito mais relevante um Chapter representar um grupo social que não se sente representado em lugar algum - e que "ser representado" - do que representar uma região geográfica - que, por vezes, não tem o mínimo de coesão coletiva e não vai acrescentar tanto enquanto Movimento. Acho que os "pontos 1 e 2" são exatamente os mesmos.

Quanto à terceira pergunta, quem sou eu pra fazer essa definição, rs =p . Que eles digam quem é "o povo catalão". Acho que o movimento Catalão consegue se definir com propriedade e clareza. Não vou me arriscar nessa!

Aliás, seria totalmente favorável, similarmente e guardadas as devidas proporções, à uma Wikimedia Palestina.....

Att,

Diego



2011/3/15 Béria Lima <berialima@gmail.com>
Diego, a explicação é simplista porque nunca foi a intenção fazer uma explicação completa, somente um resumo da situação.

A falar claramente, o pedido deles dizia claramente que  o chapter seria para "os catalães de todos os países". Aqui criamos 2 problemas:

1. Italia, e França (e agora Espanha também) tem capítulos nacionais, portanto um capítulo sub-nacional teria que ser aprovado pelo nacional.
2. Como determinar (excepto na Espanha) onde vivem os "catalães" para fazer a area geografica do chapter?

E se abordarmos como a ideia de "povo catalão" adiciona-se mais um problema:

3. Como determinar o que é "o povo catalão"? Aqueles que falam catalão? Os que nasceram na catalunha? E os brasileiros que falam catalão (se é que existem - estes estão dentro do grupo do chapter? E os nascido na catalunha que não falam catalão, estão eles sob a alcada da Amical ou da WMES?)

A Amical não queria ser capítulo sub-nacional, e não queria se restringir a uma area geografica, e como tal, o pedido foi negado.
_____
Béria Lima
(351) 925 171 484

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.


No dia 15 de Março de 2011 14:01, Diego Rabatone <diraol@diraol.eng.br> escreveu:

Béria,

com todo respeito mas seu comentário me parece um tanto quanto simplista.

Não sou profundo conhecedor da "questão Catalã", mas mesmo assim vou me arriscar a fazer comentários e dizer o que penso sobre a temática em virtude do pouco que já ouvi/li.

Definir "Catalão" como "aquele que tem como idioma principal o Catalão" é ser muito simplista. A questão é muito mais de identidade cultural, na qual está inserida a linguística.
Eu vejo como coisas completamente diferentes dizer "Wikimedia das regiões cujo idioma é o Catalão" e "Wikimedia do povo/cultura Catalão/Catalã".
Desse ponto de vista entendo que o julgamento do ChapCom me parece ter ido no sentido da primeira análise (linguistica), quando na verdade o "requisitado" era a segunda.

Enfim, não quero causar na lista com algo que não é o objetivo da lista, mas acho que a temática e o ponto de vista são importantes para nos ajudar a tentar entender como é e como pode ser a organização de movimentos "internacionais", dentre eles os relativos à Wikimedia, e que podem em algum momento nos ajudar em nossas análises.

Abraços,

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
http://blog.diraol.eng.br
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol
Twitter: @diraol




2011/3/15 Béria Lima <berialima@gmail.com>
a situação deles é "bemmmmmmmmm diferente" da nossa. Eles nunca quiseram criar um capítulo para a Catalunha, mas sim para "o povo falante de Catalão",  que incluia partes de Espanha, Franca, Italia e Andorra. O ChapCom os avisou que não existem "capítulos linguisticos" e que eles podiam criar um capitulo sub nacional na espanha se essa fosse a intenção. Eles recusaram o "rebaixamento" a ser parte de Espanha (muitos catalães são separatistas - não sei até que ponto os que estão na Amical são) e o ChapCom recusou a proposta deles.
_____
Béria Lima
(351) 925 171 484

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.


No dia 15 de Março de 2011 07:25, Alexandre Hannud Abdo <abdo@member.fsf.org> escreveu:

Ni!

On 03/14/2011 06:32 AM, Thomas Souza-Buckup wrote:
> Olá,
>
> Acabo de encontrar com Juan, SMP e Mayo do "bastard chapter" da
> Catalunha, como eles se auto denominam.
> Eles mandaram lembranças para toda a comunidade da Wikimedia Brasil e
> compartilharam como o espírito de força, união e colaboração dos
> castellers (imagem abaixo) poderia nos ajudar a construir um movimento
> Wikimedia ainda mais forte.
>
> Fortes abraços
> Thomas

hehehe talvez o Tom queira acrescentá-los ao mapa de unchapters ;-)

o mais engraçado é que eles já são uma corporação sem fins lucrativos há
um bom tempo, tão ou mais efetiva, transparente e participativa que os
capítulos, sem precisarem ser parte de um clube internacional ou terem
qualquer reconhecimento oficial da WMF.

irmãos, é preciso coragem rsrsrs

[]s

q.

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l