Professor Rafael Pezzi, um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, leu sobre um novo programa que apoia professores universitários no Brasil que demonstrem interesse em incorporar a edição de verbetes da Wikipédia, no currículo estudantil. Rafael ficou intrigado pela ideia, e achou que poderia ser uma boa opção para a sua disciplina de física para estudantes de engenharia.

“A Wikipédia torna explicito como o conhecimento é construído: um processo infinito e dinâmico, com opiniões confrontantes, em uma discussão vívida,” ele diz. “Mesmo este processo sendo fundamental, ele é ignorado nas aulas comumente baseadas em leituras, onde o conhecimento é apenas entregue e é considerado como verdade absoluta.”

Rafael ficou impressionado com a boa qualidade do suporte que ele recebeu no programa, tanto de colegas como da comunidade Wikipédia. Fabio Azevedo e Israel Rocha atuaram como Embaixadores da Wikipédia na sua classe. Eles introduziram a Wikipédia aos estudantes e os motivaram a participar do projeto. Eles também ofereceram grande apoio on-line, esclarecendo especificações técnicas da interface da Wikipédia e introduzindo os participantes à comunidade Wikipédia.

Professor Rafael Pezzi e seu Embaixador de Campus, Fabio Azevedo

Para Fabio, editor desde 2007, se tornar um Embaixador Wikipédia e apoiar a classe de Rafael foi uma escolha natural.

“Eu fiquei motivado em utilizar uma técnica de ensino moderna na minha universidade, melhorando o conteúdo livre disponível em meu idioma, e ajudando a Wikipédia a crescer “, diz Fabio. “Eu dei uma palestra sobre edição de Wikipédia para seus alunos na primeira ou segunda semana de aula. Depois, respondi a alguns e-mails, ajudando os alunos sobre como eram feitas as edições e o upload de imagens.”

“Devo dizer que a ajuda dos Embaixadores foi essencial para fazer tudo acontecer” diz Rafael. “Sem eles não teria acontecido, já que eu não sou um editor experiente e criei minha conta na Wikipédia para este projeto.”

Os alunos de Rafael realmente levaram a cabo a edição, criação e uma significativa expansão de importantes artigos sobre tópicos relacionados a física na Wikipédia em português, incluindo verbetes sobre TermômetroFluido supercrítico e Interferência de ondas. Na verdade, cinco dos alunos de Rafael gostaram tanto do projeto que se voluntariaram como Embaixadores para o atual período.

“Basicamente os trabalhos de escrita tradicionais são lidos uma ou duas vezes e depois postos em uma gaveta ou em uma pasta de arquivo no computador do professor” diz Rafael. “(Trabalhos tradicionais) São de valor limitado e não motivam verdadeiramente o estudante a nada além de receber uma boa nota. Com a Wikipédia, os estudantes têm uma experiência real de publicação e o sentimento de o que eles escrevem podem realmente ajudar outros a entender o que eles estão estudando. Alguns ficam realmente motivados por este desafio.”

LiAnna Davis
Gerente de comunicação do Programa Wikipédia no Ensino


http://blog.wikimedia.org/2013/05/08/rafael-pezzi-profile/

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
"A life spent making mistakes is not only more honorable, but more useful than a life spent doing nothing."