Engraçado como tem artigos na Wiki que são mais profundos que a abordagem feita nas escolas (o meu xodó "Pedro Álvares Cabral", por exemplo) e tem outros cuja abordagem é mais profunda nas escolas (religiões afro-brasileiras, por exemplo). É um problema para qual deve-se ficar atento.



Em 08/09/2011 21:50, CasteloBranco < michelcastelobranco@gmail.com > escreveu:
Talvez eu não tenha deixado claro, mas a ajuda necessária, a princípio, é com a composição da lista dos artigos que devem integrar a versão off-line.

A versão off-line poderia ser assim, caso estejam de acordo:
Lista dos 1000 artigos essenciais: aquela do Meta, que vem sendo construida por discussão e consenso já há mais de 3 anos e tem sua correspondente na ptwiki.
+ Lista destaque: conteúdo em destaque da Wikipédia em português (atualmente, cerca de 500 artigos e anexos)
+ Lista Brasil: tópicos relevantes para a sociedade brasileira, em geral, que não necessariamente integrem o currículo escolar (Ayrton Senna e Pelé, por exemplo).
+ Lista escolar: artigos que ilustram conteúdos do currículo escolar do ensino básico (fundamental e médio). Aquela versão do Reino Unido usou esse critério (currículo do ensino pré-universitário), mas temos que adaptar para a nossa realidade.

E é nesta última lista que entraria a ajuda dos professores. Pelo menos a princípio, eu não tinha em mente a revisão dos artigos, só a composição da lista, justamente para evitar esse tipo de análise, que História se restringe às guerras, etc. Professores revisando diretamente cada artigo foi uma ideia que surgiu quando havia a possibilidade de envolvermos milhares de professores. Assim, cada professor revisaria um ou dois artigos, o que seria bem factível (eles nem editariam, só revisariam depois de os artigos terem sido trabalhados pelos editores em geral). Mas isso já foi descartado (*não acontecerá*, já foi dada a palavra final nisso), então não é isso que eu estou sugerindo.

A ideia era olhar a lista de História e criticá-la, à luz dos currículos escolares e dos parâme tros curriculares. Sei que o PCN não é uma lista pronta, mas um norte para a composição dos programas pelas secretarias, e sei que as secretarias estaduais é que elaboram seus currículos. Tenho aqui comigo os currículos de DF, SP e RJ, além dos PCN e PCN+. Posso montar uma lista de história a partir dos tópicos curriculares de alguns estados, mas seria importante que um professor a revisasse, para ver se não está sobrando algo ou faltando algo. Se a composição está legal, se os tópicos estão bem distribuídos. Seria olhar para lista, basicamente, e não para os artigos individualmente.

Estou fazendo a lista de Matemática agora, para passar para o Fábio revisar. Então segue um exemplo da seção de Matrizes:

As secretarias de São Paulo e Distrito Federal distribuem o assunto assim:
Matrizes: significado como tabelas, características e operações. SP
A noção de determinante de uma matriz quadrada. SP
Aplicações com matrizes DF
Operações DF
Determinante de uma matriz DF

E a sugestão de lista de artigos nesse tema é a seguinte:
Matriz (matemática) Matrizes
Adição de matrizes Matrizes
Produto de matrizes Matrizes
Determinante Matrizes
Matriz quadrada Matrizes

Lembrando que os artigos não são wikilivros, não têm necessariamente que seguir como capítulos de um livro, e cobrir todos os assuntos. Vale aí a importância histórica da coisa, sua aplicação no cotidiano, seu valor cultural, etc. O Fábio, que é professor, vai poder dizer isso melhor do que eu. Talvez ele ache desnecessário um artigo sobre matriz quadrada, e queira incluir um sobre a Regra de Sarrus ou sobre o Teorema de Laplace, por exemplo. Ou não. Vai saber o que se passa na cabeça de um matemático. xD

Agora, se os artigos estão ruins - e talvez tenham que melhorar muito para poderem ser chamados de ruins - isso é outro papo. Temos que fazer um concurso, com metas (como sempre pede o Rjclaudio) e só colocar no offline o que alcançar uma qualidade mínima (a 3 da avaliação automática me parece razoável). Mas a lista é um primeiro passo.

Bom, é isso, Juliana. Respeito a decisão que tomar.

CB