Rodrigo,

Me desculpe, vejo que você ficou ofendido por uma critica minha. Desculpe-me, mas é que eu acho ridiculo também quem só enxerga o próprio umbigo. Náo falei de fragmentar, mas tratar os assuntos nos fóruns corretos. Portanto a minha sugestão é para SOMAR e não dividir. A propósito, só entrei DEPOIS que li a carta... :) E a carta em nada tem haver com a minha crítica. 

Você citou, "O Sonho de unir precede a iniciativa de afastar"... afastar o que? você está se referindo a que?? 
e também citou: "O desafio de compreender precede a oportunidade de criticar"... pois é!!! antes de criticar as sugestões de outros, talvez você devesse abrir os dois olhos para enxerga-las melhor.

O engraçado é que você mesmo escreve "As discusões deveriam acontecer no meta, mas estamos todos aqui para ajudar, agora dúvidas que podem ser resolvidas com duas respostas porque não ser aqui?"
a minha resposta é simples. Se a nossa intencão (a minha pelo menos é) é compartilhar o conhecimento, isto quer dizer TODO o conhecimento. Outras pessoas que buscam esse conhecimento esperam encontra-lo de uma maneira organizada porque caso contrário não vão encontrar. Para facilitar, vou explicar um pouco melhor: Se alguém, em algum lugar do Brasil, estiver procurando informações sobre direito autoral, terá imensa dificuldade de encontrar o que conversamos hoje, pois o assunto está fora do foco, e sem objetivo, ou seja, o nosso conhecimento não está acessível para outros pesquisarem, não serviu para NADA... por isto, acredito que cada assunto tem que tem ser fórum adequado, mesmo que com duas respostas, até porque outras pessoas podem ajudar e de duas respostas podemos ter 100 idéias para melhorar.

Por isso, discutir tudo em um único lugar é mesquinho, pois estamos assumindo o que deve ir para o meta e o que não deve ir, e quem somos nós para decidir isso?

Portanto meu caro, a lista não evoluiu, mas é tão somente um reduto de falsos intelectuais que não enxergam o conceito de compartilhar toda e qualquer evolução de idéias.

Posso ser novo aqui, mas poucas coisas na vida são SOBERANAS, e com certeza uma carta não o é.  Para mim é tão somente um caminho que eu devo seguir, mas caso eu perceba que o caminho está errado, eu tenho a humildade de voltar e tornar o pelo caminho correto.

boa sorte, 


On Mar 16, 2009, at 9:30 PM, Rodrigo Tetsuo Argenton wrote:

Acho ridículo fragmentar, não tem coisas apenas das Wikis, o objetivo da Wikimedia Foundation é caminhar para um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento, então como é que vai ter "coisas Wiki"? Wiki não tem conteúdo específico, Wiki é uma forma de gerar, compartilhar e disseminar todo o conhecimento já gerado, de forma livre.

Eu não sei, mas acho que ainda não entenderam o que é Wiki.

Uma das coisas que você pode fazer é utilizar um filtro, assim todas mensagens dessa lista vai para uma pasta de seu e-mail e você seleciona o que você vai querer participar.

Essas propostas e essas atitudes estão totalmente contra a Carta de Princípios.

"1. O sonho de unir precede a iniciativa de afastar;
5. O desafio de compreender precede a oportunidade de criticar."

As discussões deveriam acontecer no meta, mas estamos todos aqui para ajudar, agora dúvidas que podem ser resolvidas com duas respostas porque não ser aqui?


Seja bem-vindo, mas entenda que a Carta, os valores e o objetivo da própria Wikimedia Foundation são soberanos, e todas as ações para criar uma sociedade inclusiva que compartilha os conhecimentos de forma livre é bom para as plataformas da Wikimedia Foundation, é bom para você e é bom para todos. Para fortalecer o movimento, que possivelmente serão os mesmo voluntários da Wikimedia Brasil, as pessoas tem que terem o maior nível de compreensão de tudo que envolva esse mundo, que infelizmente poucos conhecem, então discussões sobre: educação, licença livre, copyright, contribuição, colaboração... é pertinente.

A lista não desvirtuou e sim evoluiu, o foco é próximo do inicial, só que até o término da transcrição da Carta de Princípios para inglês:

http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Carta_de_Princ%C3%ADpios/en

Podemos melhorar outros pontos, como alinharmos os pensamentos, eliminar os ruídos de comunicação, ver outros pontos de vista e por que não ajudar os projetos que seguem a mesma linha?

Tem uma galáxia separando uma conversa sobre a vida de um jogador de futebol e uma conversa sobre licenças; futilidade não acresce em nada as pessoas dessa lista, mas o conhecimento e sanar as dúvidas de um dos participantes empondera, não só a ele, mas muitos que podem estar com dúvidas semelhantes.

Mas se gostaria de apenas ajudar na estrutura, poderia começar pela estrutura, quais são os pilares que estamos erguendo para a Wikimedia Brasil emergir com força para peitar todas dificuldades, como vai funcionar essa lógica horizontal, os parceiros, a questão do dinheiro como vamos lidar... ? Tudo isso é básico, assim que entender, as propostas virão mais alinhadas, no entanto se quiser sugerir sinta-se a vontade, mas entendendo a lógica não teremos que colocar 20 e-mails para explicar se a discussão é ou não pertinente.

Eu começaria lendo a Carta, entenderia o que há por trás da discussão, aonde está a ponte com a Wikimedia, antes de vir com os dois pés no peito.

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884
_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l