Caros,

vou primeiramente contextualizar um pouco o que está ocorrendo e, em seguida, farei dois pedidos.

Neste ano de 2009 fui um dos orientadores dos trabalhos dos estudantes do curso de Formação de Governantes da Escola de Governo. Durante o curso os estudantes, divididos em grupos, devem desenvolver um trabalho que tenha perspectivas de transformação da sociedade atual.

Há alguns meses atrás um dos grupos decidiu que faria um site sobre "Participação Popular". Mas nenhum deles trabalha na área de internet, sites, e afins.

Então eles solicitaram uma conversa comigo para orientá-los sobre as possibilidades.

Combinei a reunião com eles no primeiro dia da Desconferência da MediaWiki Brasil, no Sesc Pompéia. Conversei um pouco, apresentei possíveis ferramentas (Blog, Site -Joomla, Wiki, etc).

Alguns se interessaram pela proposta aberta do WIki, outros não, então levei-os à desconferência para acompanhar um pouco do debate.

Eles, que nem sabiam que podiam editar a wikipedia, gostaram, se empolgaram, e decidiram fazer o site no formato wiki.

Daí nasceu o http://participar.net.br .

Esse foi um relato que estava para fazer há uma semana já, que me deixou muito feliz. Principalmente pelo fato de estes estudantes terem feito o site sozinhos (eu só instalei o mediawiki no servidor) sem nunca ter editado um wiki antes.

Após isso, a primeira grande oportunidade que surgiu para utilização do site foi a montagem de um "banco de dados" de grupos e entidades (públicas e privadas) que lutam, no Brasil, contra a Corrupção e à favor da transparência pública e do controle do poder público pela sociedade.

http://participar.net.br/Portal:Transparência

Dessa forma, gostaria que vocês me indicassem grupos que trabalham nessa área, para montarmos esse trabalho para o "Dia mundial contra a corrupção".

Além disso, gostaria de algumas dicas sobre "DPL" (Dinamic Page List) no mediawiki, e sugestões de melhoras no próprio wiki. =)

Valeu galera,

abraços,

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
Engenharia de Computação - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo
Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP (PoliGNU) - http://polignu.org
diraol_arroba_polignu.org
Twitter: @diraol
"Hacking for the Freedom!"