Porantim,
 
Para mim é obvio que as opiniões apresentadas no debate não refletem, necessariamente, a opinião da comunidade Wikimedia no Brasil. Até porque era um debate com opiniões divergentes, muitas vezes. Por esse mesmo motivo, o evento foi denominado "WikiBrasil - Mutirão de Conhecimentos Livres". Mas acredito que certamente o diálogo com todos aqueles interlocutores ajudará a entendermos o contexto onde a Wikimedia atuará no Brasil.
 
Concordo que não foi apropriado, nem correto, o que foi dito em determinado momento pela debatedora Lala Deheinzelin, pois não estou "a frente da Wikimedia Brasil". O principal objetivo sempre foi promover uma oportunidade de intercâmbio entre a platéia e os debatedores, inclusive o Jimmy Wales. Pessoalmente, busquei manter uma posição bastante discreta ao longo do evento exatamente para evitar esse tipo de mal entendido, mas infelizmente nem tudo sai exatamente como esperado.
 
Nunca fui contra a discussão do estatuto, nem na primeira rodada, nem na segunda. Tenho certeza de que isto é claro em todos os meus textos e edições a respeito. Sobre a pertinência das propostas de alteração, neste caso, não as considero suficientemente justificadas, mas volto a destacar de que sempre fui a favor da possibilidade de discussão do assunto no meta e nesta lista. Passados muitos dias, talvez meses, poucos se manifestaram a favor das mudanças e, pela conta que já fiz nesta lista, um número maior de colaboradores se posicionou contra.

Peço que leia novamente as páginas de discussão da Wikimedia, pois por mais de uma vez sugeri a realização de conversas coletivas por skype, irc, googletalk e mesmo encontros presenciais. Acho uma pena que você nunca tenha participado, mas recomendo que acompanhe com maior atenção as páginas do Meta daqui para frente.
 
Recentemente pedi que os interessados em apoiar o evento compartilhassem seus endereços de email, pois dessa forma poderia incluí-los na logística do evento. Nenhum dos citados por você se manifestaram, mas os demais que entraram em contato, participaram ativamente das atividades no dia. Exatamente para evitar ainda maiores inconvenientes,  todas as atividades foram devidamente planejados no meta e divididas entre aqueles que haviam se manifestado previamente ao evento, pois é pouco prudente deixar para organizar todo um evento com uma logística bastante grande somente no dia com aqueles que aparecerem por lá.
 
Agradeço o elogio ao evento e concordo que teve muitos pontos positivos (muito bonitinho e bem organizadinho) e espero que você ajude a construir algo que consiga evitar os pontos que ainda precisam ser melhorados em uma próxima oportunidade.
 

Abraços,
Thomas