Em 5 de junho de 2014 10:29, João <jolorib@gmail.com> escreveu:

Trabalhar os editores antigos que se afastaram do projeto, tem muita gente boa ali que gostaria de um empurrão para voltar, talvez um sonho, sonhos motivam pessoas. (o meu com creme de baunilha, sff);

E tem muito mais.

Mas o mais importante é lembrar sempre que catalisador é coadjuvante no processo, nuca o elemento principal. De vez em quando parecem se esquecer disso.


João, eu concordo plenamente com esse comentário. E por isso uma medida simples, que já foi proposta, é: contratar alguém de comunicação para escrever sobre a comunidade.

E pode até ser alguém da comunidade. Melhor, de preferência alguém da comunidade.

A Oona já disse o receio que tem de pagar alguém daí depois a pessoa só vai querer fazer trabalhos pago, sem ser como voluntários, mas acho isso uma grande bobagem. Eu era voluntário, prestei um serviço para a WMF, e vou continuar apoiando os projetos Wikimedia sempre que puder, seja divulgando (como indivíduo ou com a organização que estou criando) ou trabalhando no meu tempo vago nas coisas que gosto.

Quando fui dar a palestra sobre Wikipédia e Educação, apareceu um menino com um relato incrível sobre a Wikipédia tê-lo ajudado a passar num vestibular. Devíamos ter o perfil dele.

Quando fomos a Salvador e vimos a incrível história da mãe do Teles, devíamos ter um perfil da Luiz e do Lucas.

O Jo é um baita contribuidor e participa de muitas atividades online e offline há anos. Devíamos ter um perfil dele, motivações, vídeos etc..

Comunicação. Exponha porque algumas pessoas dedicam tantas horas num projeto para disseminar e produzir conhecimento e aumente a chance de atrair mais gente.

Você pode contratar a melhor palestrante do mundo, mas se não estiver envolvido com o coração, vai ser só mais um profissional.

Podíamos começar uma campanha: troque uma viagem de um gringo no Brasil e pague alguém para fazer um trabalho dedicado em coisas específicas como o Jo sugeriu.

Um programa que precisa catalisar e é tão fraco no quesito comunicação simplesmente não deveria existir. Se até agora não mostrou que pode fazer isso, não acho que "ouvindo de perto a comunidade" vai resolver esse grave problema.

E sei que em alguns momentos a própria Wikimedia Foundation só atrapalha nessa questão por causa da grande frescura em usar a marca dela, em criar um blog, essa bobagem de capítulo ou não capítulo etc.. Daí ter que lidar com isso sei que é difícil também.

Tom