Olha, não ponho muita fé que voluntários convençam o Scielo/BIREME a adotarem licença-padrão diferente, já que o uso em si do termo "NC" pode ser utilizado por eles como argumentação para convencer os mais receosos em colocar sua produção online, de graça.

Acredito que a argumentação precisaria se dar a nível de autor para autor, de editor para editor...

Infelizmente, Mateus, devo te lembrar que o que é de maior reconhecimento é a Wikipédia. Por culpa do pioneirismo talvez, mas também da fundação que gere ela e os demais projetos (que estão estagnados por falta de apoio intelectual, logístico e técnico-tecnológico).

A nível de América Latina, repositório com coisas de acesso aberto é o Scielo (e a nível mundial ele também está lá em alguma boa posição). Querendo ou não, eles tem mais influência nesse assunto.

E mesmo se não tivessem, há organizações vizinhas à Wikimedia que ficam satisfeitas em conseguir o acesso aberto e tem medo de parecerem membros das FARC se forem tentar argumentar a fim do conteúdo livre. E querendo ou não, a nível de Brasil esas nossas vizinhas estão muito melhor articuladas e estabelecidas do que a Wikimedia (novamente por parte da culpa cabendo à estrutura da fundação, que acordou para a vida dos problemas territoriais versus presença de massa crítica suficiente um pouco tarde; se a internacionalização tivesse sido levada um pouquinho mais a sério enquanto eles tentavam administrar a fama lá nos EUA, não ficando para o que sobrasse...)

Mas mesmo com todo meu pessimismo depressivo, me coloco à disposição de sair do meu wikibreak, se resolverem tentar dar umas cutucadinhas com grãos de areia nas rochas...

Tenho até algumas idéias, na verdade.

Sou proprietário do http://partilhe.me , registrado anos atrás para coisas de Wikimedia que pensei na altura mas tive de as congelar. Talvez nesse site montar um kit argumentativo, encorajando as pessoas a liberarem suas produções em niveis hierárquicos de "liberdade" (freeware, uso com restrições, conteúdo plenamente livre)...

2012/4/4 Mateus Nobre <mateusfnobre@gmail.com>
Galera, para quem ainda não sabe, no ultimo dia 30 foi lançado no Brasil o sistema Scielo Books.

Galera, para quem ainda não sabe, no ultimo dia 30 foi lançado no Brasil o sistema Scielo Books.

O Scielo books tem um acervo enorme de livros de todas as áreas da ciência. Apesar da grande maioria ser de livros de Humanas, tem bastante coisa de Exatas e Biológicas.

O melhor de tudo, é tudo na gratuito.

Os livros podem ser adquiridos nos formatos .pdf (para serem usados em PCs e tablets) e em formato ePUB (para serem usados em E-readers como Kindle, Kobo, Nook, Alfa etc).

Dá uma olhada lá, vale muito a pena.

http://books.scielo.org/
O melhor de tudo, é tudo na gratuito.
 

-- 
- Raul Campos nascimento no grupo do Facebook

Sim, pessoal, eu vi esse site e tem um acervo EXCELENTE.
Mas como nada vem de graça, tem um problema.
CC-BY-NC-SA

Por um NC nós não conseguimos upar tudo pro Wikibooks ou Wikisource (não tenho certeza qual seria o apropriado), esse material de nível acadêmico. Mas eu lanço a pergunta.

Isso me parece uma coisa que a Wikimedia Brasil deveria ser proativa. Por que nós não tentamos, simplesmente, convencê-los a tirar o NC?
Sim, convencer. Isso seria uma baita vitória pra WMBR.
Lembrem, os projetos Wikimedia são os de maior sucesso e reconhecimento na comunidade do conhecimento livre brasileiro, então nós temos influência. Podemos persuadir eles a tirar esse NC?

Quem está comigo?


_____________________________________________________
MateusNobre
Free knowledge, free software, free culture, open data. 
Freedom, acessibility, autonomy, openess, independence, transparency. That's our way.
And yours?
+55 (84) 8896 - 1628


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l