Quer a realidade pura, se fosse Emmanuelle (http://pt.wikipedia.org/wiki/Emmanuelle), eu muito provavelmente não estaria falando algo. Pois teve toda uma geração de calos brasileiros graças a essa série.

Nós fizemos uma seleção rápida, pois era necessária naquela época, agora não temos motivos para manter essa seleção. Que tal colocarmos bons conteúdos culturais, principalmente os brasileiros, sabe aquela lista do IPHAN que mencionou sobre patrimônios imateriais? Não estão estão na nossa lista:
  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_do_acaraj%C3%A9
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Yaokwa
  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor_de_Crioula
  4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola-de-cocho
  5. http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_de_fazer_renda_irlandesa_em_Divina_Pastora
  6. http://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%B5es_Orais_e_Gr%C3%A1ficas_dos_Waj%C3%A3pi
  7. ...

Fora os materiais ( que eu não to achando a lista), mas fácil que não tenhamos também...

Além de patrimônios dos hermanos que acho interessante também pensarmos nisso, alguém aqui sabe um cantor paraguaio? Algum ritual chileno? Já vi muito calango reclamando que gringo só conhece Pelé, carnaval, samba, mulata e Rio, mas  gente também sabe o que dos nossos vizinhos Colômbia=coca, Venezuela=coca + Chavez, Paraguai= Larissa e muamba...

Vocês que gostam tanto do Iberocoop, poderiam estar pedindo a seleção de 10 artigos de cada país que os representam culturalmente, e substituir por aquelas baboseiras.


Alias, não é uma questão de censura, eu acho ridículo falar sobre filme/atriz/ator pornô sem gente pelada... o mesmo vale para órgãos genitais ou com peso sexual, sem ilustrar, o mesmo vale para sexo e tudo o que envolve, não é questão de censura, é questão de critérios. Ali temos um bem industrial estadunidense, que está, possivelmente, no lugar de um bem cultural brasileiro... nesse ponto eu falo, opa, vamos ter mais critérios.

Outra coisa, não estou sendo elitista, eu preferiria ter "Ai se eu te pego", "Chorando Se Foi" ou "Samara" (http://www.youtube.com/watch?v=Xavjzj2DwmI para quem ainda não viu), que eu não tenho apresso algum, mas é "lixo" nosso não de fora. Cadê Funk carioca na nossa lista? O Sertanejo universitário? ...

Não sou nacionalista, mas ta ruim essa lista... e só estou falando isso, pois temos um número x de artigos, se fosse como a realidade da Wikipedia, eu quero que tenha tudo, e de tudo.


--

Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884