É difícil conversar com alguém que usa frases de efeitos como "estrutura vertical", mas vamos lá:


2008/11/22 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
Para começar, eu já tenho outra pessoa comigo "moderando" a lista, é sysop de Wikibooks, Wikiversidade, e mais alguma outra, que eu não lembro. E isso eu já havia dito a você não sei qual foi a motivação para falar essa besteira de novo.

Pode conferir.

Quem é?
 


Porque para pergunta é junto, por que = pois, procure no dicionário

Não fale sobre aquilo que não sabe.
 


Sim, querem que pessoas que fazem muito pela wiki, mas não editam nelas se vão.

Desculpe, mas não entendi essa frase.
 


"Se a pessoa nem sabe o que é uma wiki o que ela estaria fazendo no grupo da Wikimedia?"
É diferente não conhecer a Wiki e ser um Wikier, pode ser um leitor e não um editor. Pode saber como funciona, mas não quer editar por alguma razão. E é isso que muitos aqui não querem ver, estão querendo impor que as pessoas que querem participar tem que editar.

Eu fui leitor da wiki por muito tempo, mas só compreendi o que é realmente uma wiki depois de muito tempo editando. Não sei se é o seu caso, ainda não te conheço o suficiente, precisamos conversar mais. Mas, por exemplo: esse termo "wikier" eu nunca ouvi falar. Mas "wikipedista" já. Não acha meio estranho alguém representar a Wikipédia e seus projetos e nem entender como funciona os bastidores da wiki? Se você critica as "brigas" da Wikipédia é porque não se deu ao trabalho nem de tentar compreender por qual motivo isso acontece. E se (pior!) você acha que essas "brigas" acontecem porque o "grupo número 1 do qual falou" são um bando de ignorantes, está redondamente enganado. Justamente por ser um grupo de pessoas inteligentes é que existe as críticas, não aceitam qualquer coisa, buscam a perfeição em tudo, buscam aprimorar as políticas internas etc. e também se interessam por entidades externas que representam os projetos que essas pessoas construíram.

Do jeito que você fala, parece que "as pessoas da wiki" só "reclamam", só "criticam". Ué, se criticam, ouça as críticas, converse, abra-se ao debate. Seu discurso nos debates, pelo que tenho observado, é em forma de ataque ao "outro grupo", parece que você não está tão aberto ao diálogo assim.

 

Aonde eu disse que era totalmente desligada? Eu disse que nós não interferimos na comunidade.
É ligada, mas não é dependente, não tem as mesmas regras, não tem as mesmas pessoas...

É dependente sim. Sem a Wikipédia essa ONG não faz o menor sentido. Podia até virar uma ONG de proteção aos patos brancos, mas não seria mais a Wikimedia.
 
Você quando teve alguma questão dentro da Wikipédia levou a Foundation? 

Ela interfere na comunidade da Wp-pt? Assim como a Wikimedia Brasil não fará. Assim como deve ser, criamos oportunidades, caso a comunidade acate Ok, caso não, Ok também.

Ã, sim, então ela não serve para nada nesse sentido?
 
A Foundation e todas as outras Wikimedias são Ong-pró Wiki, só que no Brasil temos mais desafios que as outras, quem não tiver peito para enfrentar, pode só reduzir-se a sua insignificancia e ajudar a promover somente a Wp-pt, para a auto promoção, não afetará em nada, pois, pelo que vejo, a maioria abraça a missão da Foundation e os Valores da Wikimedia Brasil.

Poutz, que viagem.
 


Sabe qual a diferença entre as pessoas que estão criticando as missões, os valores e o Estatuto aprovado, para com as pessoas que acreditam em tudo isso?
O segundo grupo tem certezas: que o páis tem um futuro, que o conhecimento tem que ser livre e de acesso a todos, que a estrutura vertical já caiu por terra, que não precisam ter prestígio para fazer algo... O segundo grupo, participa de reuniões com pessoas que entendem dos assuntos: educação, conhecimentos, colaboração, livre, construção, wiki, fala com pessoas como o Jimmy Wales que afirma que não dá para fazer as coisas sem pessoas externas a Wiki.
O primeiro grupo olha para o seu umbigo e não quer crescer, não aprende com os erros , não admitem que outras pessoas sejam agredecidas pelo que fizeram, não se libertaram do Direito Autoral, já que acha que o projeto tem que ter o seu nome nele, acha que são o topo do conhecimento do Brasil, acha que a visão deles é superior a de outros, acha um monte de coisas que não fazem ninguém crescer.

Escolham o seu lado.

Por que tentar dividir as pessoas em dois grupos? É o "lado do bem" contra o "lado do mal". Escolham o seu lado, apostem suas fichas. Cuidado para não ir para o lado negro da força!

 


--
R.T.Argenton

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l