Apesar de concordar com a proposta, sabia que isso ia render uma baita polêmica a partir do momento em que a vi. O que penso é que a Wiki é usada cada vez mais como fonte de pesquisa escolar por pimpolhos do mundo inteiro e que deve haver uma preocupação sim com esse público. Até para que esse público não seja impedido pelos pais de acessar o conteúdo da Wikipédia.
Como já foi dito, censura seria se a WMF quissesse nos impedir de ver determinadas imagens. O que eles estão fazendo é justamente o contrário. É liberdade de escolha. Coisa que 99% dos veículos de informação não fazem para com seus públicos. Durante a ocupação do Complexo do Alemão pela PM, por exemplo, eu evitava entrar nos portais de notícias para não ser obrigado a ver aquelas imagens sangrentas.



Em 17/08/2011 13:12, Ewout ter Haar < ewout@usp.br > escreveu:


2011/8/17 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
Não, olhe bem como será, usuários determinaram o que será ou não classificado como x,y ou z, então mesmo que eu coloque uma tag que eu não quero ver imagens do tipo x, talvez eu não consiga ver do tipo y porque alguém classificou seguindo um critério diferente que o meu.

Vc diz, da mesma maneira que a comunidade de editores determinam o que está escrito num artigo? Se isto é censura, está usando a palavra de uma maneira bem diferente do que o resto do mundo.

De qq maneira, o seu resumo não reflete o que está escrito na página linkado. Lá está escrito que querem uma ferramenta de personalização.

E isto é interessante / preocupante: será que o Wikipédia está começando num caminho que mostra coisas diferentes, dependendo não somente das suas preferências explícitas mas também de preferências inferidos? Aí, seria que nem os resultados de Google ou propagando no Facebook: diferente para cada um, dependendo de N fatores.
Isto poderia levar num mundo onde Wikipédia mostra versões diferentes de artigos controversos...

Ewout

--
http://stoa.usp.br/ewout