Encaminho abaixo resposta da Ombudsman (ou Omduskvinna?) da Folha de S.Paulo:




De: "ombudsma@uol.com.br" <ombudsma@uol.com.br>
Para: joaquimmariano@yahoo.com.br
Cc: ombconfirmado@grupofolha.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 22 de Agosto de 2011 15:42
Assunto: OMBUDSMAN FOLHA SP

Joaquim,
obrigada pelo alerta, a correção foi publicada na edição do dia 19:
TEC (17.AGO, PÁG. F4) Diferentemente do informado em "Wikipédia estabelece estratégia para atrair novos colaboradores", Sue Gardner é diretora-executiva da Wikimedia Foundation, e não da Wikipédia, que é um dos braços da fundação.

Atenciosamente,

Suzana Singer
Ombudsman - Folha de S.Paulo
Al. Barão de Limeira, 425 - 8o. andar
01202-900 - São Paulo - SP
Telefone: 0800 0159000
Fax: (11) 3224-3895
ombudsma@uol.com.br
http://www.folha.com.br/ombudsman/

Manifestação:
para verificação e resposta ao leitor.
 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, August 18, 2011 4:10 AM
Subject: Wikipédia estabelece estratégia para atrair novos colaboradores


Erro lamentável em Wikipédia estabelece estratégia para atrair novos colaboradores: Sue Gardner é Diretora Executiva da Wikimedia Foundation (Fundação Wikimedia), e não do site, como incorretamente informa a reportagem.

A Wikipédia é apenas um (e certamente o mais conhecido) dos projetos da Fundação Wikimedia. A Fundação Wikimedia é uma pessoa jurídica e, como tal, tem um corpo diretivo (do qual Sue Gardner faz parte). Embora mantida pela Fundação Wikimedia, a Wikipédia é um projeto de enciclopédia livre, com estrutura e organização próprias. A confusão entre Wikipédia e Fundação Wikimedia é bastante comum. No entanto, uma das mais preciosas funções da boa imprensa é esclarecer e desfazer equívocos. Assim, seria de grande valia que a Folha de S.Paulo informasse os fatos corretamente.

Um mínimo de conhecimento sobre o assunto (Wikipédia e Fundação Wikimedia) já seria suficiente para que o repórter evitasse um erro dessa natureza. Caso o repórter não domine tal assunto, cabe então fazer o trabalho investigativo mais básico: ir nos próprios sites para conhecer aquilo sobre o qual se escreverá.

Joaquim Mariano