Olá,

Interessante. Se for a aplicada na Wikipédia a licença CC-BY-SA, isso significará que a Wikipédia adotará a mesma licença da Forensepédia. Isto pode ser uma boa notícia, se levarmos em conta as possibilidades futuras de intercâmbio de conteúdo. Agora, seria interessante desde já debatermos sobre como seria a forma mais apropriada para intercambiar conteúdos "cc-by-sa" entre wikis. A razão dessa proposta de debate é uma dúvida sobre como seria o meio adequado de inserir a atribuição (ou o "BY") exigido por este tipo de licença, considerando que uma wiki como a Wikipédia ou como a Forensepédia são, exatamente por serem wikis, modificáveis.

Quer dizer: seria suficiente incluir no final de uma página da Wikipédia um subtítulo intitulado "FONTES" e, dentro desse subtítulo, indicar que "parte do conteúdo da presente página tem origem na Forensepédia"? Se for adequado a inclusão de subtítulo dessa forma, como ele deve ser intitulado: FONTES (como referido)? Ou LICENCIAMENTO? Ou ATRIBUIÇÕES? Ou alguma outra coisa.

Repetindo, e resumindo: como fazer a devida atribuição (exigida pela licenca cc-by-sa) quando a plataforma "receptora" do conteúdo licenciado for uma wiki e, portanto, editável colaborativamente?

Abraços!

Gustavo D'Andrea


2009/5/26 Guilherme Rebecchi <guilherme.rk@gmail.com>
» Wikipedia amplia as licenças de seu conteúdo

Em um recente votação realizada pelos autores da Wikipedia foi proposta a ampliação do tipo de licenças com a qual conta o conteúdo da enciclopédia livre. À existente GNU Free Documentation License (GFDL) se incluirá a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 license (CC-BY-SA). Esta medida afetará todos os textos e gráficos (imagens, som, vídeo, etc.) que se encontram licenciados sob "GFDL 1.2 e versões posteriores".

http://meta.wikimedia.org/wiki/Licensing_update/Result
Fonte: http://barrapunto.com/articles/09/05/21/1617212.shtml

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1242961910.html#comentarios


--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
Você recebeu esta mensagem porque você está inscrito no grupo "Forensepédia - Lista de Discussão" (no Google Groups).
Para postar neste grupo, envie email para forensepedia@googlegroups.com
Para sair deste grupo, envie email to
forensepedia+unsubscribe@googlegroups.com
Para mais opções, visite o grupo em
http://groups.google.com/group/forensepedia?hl=pt-BR
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---