2009/9/25 Pietro Roveri
<pietro@usp.br>
Olá Rodrigo, Helder, Névio e pessoal,
A dúvida sobre um artigo gigante ou uma aula é o que penso que deva ser discutido. Não vejo a necessidade de haver muita diferença, uma aula não difere muito de um artigo.
Eu acho que diferem, e muito!
Da mesma forma, uma disciplina não diferirá de uma série de artigos agrupados.
Para mim uma disciplina que consista apenas de "uma série de artigos agrupados" não seria uma boa disciplina, e por isso não seria um bom "modelo" para a criação de disciplinas da Wikiversidade.
Reparem que a questão não é o conteúdo, mas a forma.
Não vejo problema algum em haver uma avalanche de contribuições como "esboços de aulas" que não são na além de redescrições de artigos.
Eu vejo: isso faz com que o objetivo da Wikiversidade pareça ser outro (em resumo "ser a Wikipédia"), pois depois de tais contribuições só o que resta são os artigos (da Wikipédia) e eles próprios reescritos (na Wikiversidade), em vez do conteúdo ideal da Wikiversidade que é o que você comenta a seguir:
A grande diferença vai estar na possibilidade de incorporar exercícios, informações, planilhas, gráficos e slides.
Um foco mais adequado para as colaborações na Wikiversidade é justamente na produção deste tipo de material, e coisas interativas como os questionários (da extensão Quiz), applets e outras coisas do gênero. E para que consigamos ampliar o conteúdo que é próprio da Wikiversidade, considero muito mais prático simplesmente pensar nos artigos da Wikipédia já como sendo os "esboços de aula" e partir para a produção do que uma boa aula/disciplina da Wikiversidade deve ter, ou seja, partir para as coisas que a tornam diferente da Wikipédia.
Um tipo de tarefa relativamente simples de se fazer e que aumentaria o conteúdo da Wikiversidade é a criação de questionários (quiz) para os assuntos tratados na Wikipédia. E com isso se adicionam ligações entre os projetos, coisa que pode inclusive aumentar a visibilidade da Wikiversidade, e ao mesmo tempo fortalecer uma das características que a diferenciam da Wikipédia: a exploração de outros recursos, que não apenas o texto escrito em formato enciclopédico. O resultado vem relativamente rápido: algum tempo atrás eu resolvi converter os poucos exerćicios que tínhamos no Wikilivros para o formato interativo do quiz, e depois disso lembro de ter visto alguns comentários positivos sobre eles.
Em resumo, a possibilidade de focar na produção de exercícios para fixação do conteúdo que já está apresentado na Wikipédia, me parece uma boa maneira de impulsionar a Wikiversidade. Depois, conforme aumentar o conteúdo "exerćicios sobre artigos da pédia", pode-se focar em aulas/disciplinas, e organização...
A diferença da wikiversidade para as outras universidades abertas é a tal "commons-based peer production", quase um conceito de engenharia. Daí a importância da
granularidade máxima. O artigo está em http://www.benkler.org/Pub.html . A magnus opus é o livro The Wealth of Networks.
Preciso arranjar um tempinho para ler essas coisas sobre granularidade...
Helder