Pessoal,

Muito bom que está rolando esta discussão de opiniões com a participação de vários interessados (Porantim, Felipe Micaroni Lalli, Béria Lima, Rodrigo Tetsuo Argenton, Daniel Souza). Compartilho abaixo o meu ponto de vista sobre os dois principais assuntos mencionados até o memomento.
 
1. Estatuto do Instituto Wikimedia Brasil
 
Desde o início do ano até o presente momento, a proposta de estatuto foi discutida e construída de maneira colaborativa no meta, traduzida por diversos voluntários e avaliada pelo Chapcom, que recomendou sua aprovação ao Conselho da Wikimedia Foundation.
Assim, é grande a possibilidade do Conselho da Wikimedia Foundation considerar muito em breve que a proposta de estatuto do Instituto Wikimedia Brasil está alinhada com o critérios
para que atue como capítulo nacional da Wikimedia. Isto não significa que as organizações serão ligadas, mas que o Instituto poderá atuar no Brasil em parceria  e sintonia com a Fundação Internacional, trazendo uma série de oportunidades para as duas organizações.
Assim sendo, a Assembléia de Constituição do Instituto Wikimedia Brasil validará o estatudo que foi discutido pela comunidade no meta e foi aprovado pela Wikimedia Foundation após avaliação do Cahpcom.
 
Existe a possibilidade de reescrever e reencaminhar o estatuto novamente ao Chapcom, mas ainda não consigo ver necessidade, seriedade e sentido em trilharmos este caminho. Mas claro que esta sempre poderá ser uma alternativa.
 
2. Assembléia de Constituição
 
Felizmente a discussão até o momento girou em torno de como proporcionar oportunidades para que todos participem do Instituto Wikimedia Brasil, independentemente da localização geográfica de suas residências.
Uma organização nacional com potenciais associados espalhados geograficamente pelo Brasil apresenta um desafio bastante grande, tanto do ponto de vista jurídico, quanto logístico/administrativo. Por outro lado, representa uma grande oportunidade de se construir uma organização verdadeiramente representativa e democrática.
Várias sugestões foram feitas, entre elas o voto por procuração, voto por correio, congresso patrocinado etc. Todas buscam atingir um mesmo objetivo: uma assembléia colaborativa.
Assim, respondendo a um dos questionamentos, escrevo abaixo o meu ponto de vista sobre o que seria uma assembléia colaborativa:
 
Um encontro democrático, legítimo e legal (juridicamente) de todo e qualquer interessado em participar como associado do Instituto Wikimedia Brasil, independentemente de sua residência geográfica e de sua condição sócio-econômica.
 
O parágrafo acima está de acordo com a legislação e a proposta do estatuto. Resta saber qual alternativa escolher para viabilizá-la.
Na minha opinião, também gosto da idéia de organizarmos um "congresso"/grande encontro, mas ainda assim teríamos que oferecer uma alternativa para aqueles que não puderem se deslocar até este evento. Assim, contino achando necessária a realização de um debate paralelo virtual (antes e durante o evento), com a possibilidade de participação por procuração daqueles que estiverem fisicamente ausentes no dia da Assembléia.
 
O que vocês acham?
 
Abraços,
Thomas