Helder,

tenho essa mesma impressão que você. Digo isso, inclusive, por experiência pessoal.
Apesar disso, acho que eu, por gostar muito de tecnologia, "mundo digital" e a lógica de uma sociedade mais aberta e colaborativa, acabo por relevar muito mais essas posturas "ásperas" e forçar um pouco a barra, mas a "obrigatoriedade de conhecer todas as regras" realmente desestimula os primeiros contatos com a WPédia.

Além disso, a WPédia possui uma forma de comunicação entre seus integrantes (sejam eles SysOps, editores, leitores, ou qquer outra coisa) que a maioria das pessoas desconhece e não está habituada. Isso eu também avalio como um dificultador.
Eu acho que falta um pouco de "pegar na mão e mostrar como dar os primeiros passos". Se queremos que novas pessoas, não "geeks" se enveredem pelo universo da Colaboração precisamos ter consciência de que a grande maioria não vai, por si só, simplesmente sair do mundo inercial receptivo em que vivem e passar ao mundo ativo e colaborativo. É importantíssimo que haja um agente catalizador desse processo, e isso deve ser feito por meio de relações humanas, e não de uma máquina....

Eu entendo o lado dos colaboradores mais assíduos de que não é nada simples e/ou fácil fazer isso, e nem acho justo cobrar que os voluntários façam isso. Mas acho que deve ser uma política da WMedia, inclusive pensando e incentivando com bolsas projetos que atuem neste sentido.
Tenho esse mesmo tipo de debate e discussão com relação ao Software Livre. Acho que ele é melhor (tecnicamente falando, segurança, desempenho, etc), tem todas as "vantagens ideológicas" (todas as liberdades envolvidas, possibilidade de customização, clareza quanto ao que o sistema faz ou não faz com meus dados, etc). Mas os "geeks" do mundo do SL precisam tomar consciência de que apenas as vantagens técnicas não vão trazer os usuários comuns, não geeks, do dia-a-dia. Para que eles saiam da inércia é fundamental que exista um agente catalizador externo!

Bem, é isso ae! =) Alguns pitacos =p

Abraços,

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
http://blog.diraol.eng.br
diraol_arroba_diraol.eng.br
Twitter: @diraol


2010/11/26 Helder <helder.wiki@gmail.com>
2010/11/26 João <jolorib@gmail.com>

"O que tenho visto é a falta de interesse em conhecer a Wikipédia antes de editar."

Bingo!
É isso mesmo que eu acho.

Jo Lorib
 
Por outro lado, não tenho visto por lá muito interesse (dos que participam a mais tempo) em despertar o interesse dos leitores para se tornarem editores. Além disso, alguns dos leitores que se interessam (por conta própria) em se tornar editores (leia-se "fazer uma ou 2 edições") são recepcionados de forma áspera[carece de fontes], podendo perder o pouco de interesse que tinham em ajudar. Em outros termos, da mesma forma como alguns novos participantes perdem seu intresse em fazer parte do grupo de pessoas que editam na wiki (grupo este cuja primeira impressão causada foi a de ser composto por "pessoas indelicadas ao lidar com pessoas"), alguns participantes antigos não se motivam a juntar esforços com estes leitores (cuja(s) primeira(s) edição(ões) aparentemente atrapalharam mais do que ajudaram) e colocam a grande barreira das políticas e convenções rígidas que todo editor deve(?) conhecer. É mesmo necessário conhecer tantas regras antes de poder editar?

Se o primeiro contato entre o leitor e o processo de editar tem uma carga negativa (por exemplo, causada por "avisos" e outras "notificações"), é menos provável que o projeto conquiste um novo participante e que o mesmo venha querer conhecer a Wikipédia antes de editar novamente (se é que voltará a tentar editá-la).

Helder

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l