Primeiro quero esclarecer que conforme foi informado pelo Bastique não existem pessoas autorizadas pela Wikimedia Foundation para representar a Wikimedia Brasil.

 

Em um primeiro momento foi concedido a estatuto de administrador para mim na Wikimedia Brasil por ser eu uma das pessoas mais conhecidas na Wikimedia Foundation, por já ser identificado na mesma e principalmente por eu ter conhecimento com ferramentas que poucos tiveram (o estatuto de transwiki por exemplo), para que assim eu pudesse fazer as alterações necessárias no mediawiki, fazer a importação das páginas do MetaWiki e conter possíveis vandalismos, entretanto o estatuto foi removido logo em seguida pelo fato do Alexandre ter falado para a Kylu que achava que isso deveria ser resolvido na mailing list.

 

Essa situação gerou um certo desconforto entre os stewards e o Bastique, pois os stewards pensam que só devem ser administradores usuários que tenham sido autorizados para representar a Wikimedia Brasil pela Wikimedia Foundation, o Bastique autorizou minha administração por me conhecer e saber que nessa situação (transwiki, manutenção e contenção de vandalismo) eu tenho habilidade, e depois o estatuto teve de ser removido porque houve um pedido de outro usuário, acabou fazendo com que o pedido agora fique parado no MetaWiki. Eu encaminhei um email ao Bastique solicitando que ele dê um parecer sobre o fato entretanto creio que esse parecer possa demorar a vir por ser uma época festiva.

 

As páginas do MetaWiki sobre a Wikimedia Brasil já poderiam estar todas na nova wiki, porém por conta desse pequeno motivo muitas barreiras se criaram.

 

Ao meu ver sinceramente acho que surgiram muitos nomes pra uma wiki tão nova, acredito sinceramente (e o falo por ter presenciado e participado de muitas wikis recém abertas) que apenas umas três pessoas são suficientes de momento para suprir qualquer necessidade na mesma. E sugiro também conforme tive em conversas com o pessoal da fundação que comece a ser definido a questão dos cargos no capítulo (Presidente, Vice-Presidente, e etc) peço desculpas caso já tenha se definido isso, entretanto com o muito trabalho que realizo dentro e fora da Wikimedia acabo perdendo algumas coisas.

 

Lembro que a wiki da Wikimedia Brasil não é uma enciclopédia ou qualquer outro tipo de wiki como Wikipédia, Wikinews e afins, portanto não existe uma necessidade de criação de inúmeros artigos, bloqueios de muitos usuários ... A wiki da Wikimedia Brasil precisa apenas ter as páginas importadas e alguns usuários que façam ajustes necessários no mediawiki. Fora isso o cargo de sysop/crat nada mais é que uma questão técnica.

 

Sobre a relação Rodrigo -> Béria, Béria -> Rodrigo eu não tenho o que comentar cada um dos dois são maiores de idade e sabem bem que ataques, reclamações e afins devem ser feitos nos locais apropriados. Segundo todos os nomes que foram colocados para se tornarem administradores eu encaminhei ao Bastique para receber um parecer do mesmo, sobre mim eu sei o parecer conforme informei, no entanto não me sinto seguro em conceder o estatuto de sysop para qualquer pessoa e posteriormente ser responsabilizado por tal, por isso peço que tenham paciência até que eu receba um feedback do Bastique.

 

E enquanto escrevia isso vi uma sugestão da Kylu para resolver essa questão, a mesma informou que uma votação seria o mais apropriado para isso. Portanto ao encerrar este email vou abrir uma votação na Wikimedia Brasil e peço que participem de maneira civilizada, para que possamos o quanto antes transferir as páginas do MetaWiki para lá.

 

E antes que me esqueça, devo  lembrar que 95% das pessoas que encaminharam seus nomes para ser administrador nem mesmo criaram uma conta naquela wiki, não sei se sabem mas eu não faço milagres e nem mesmo os stewards e portanto se não existe uma conta criada na wiki não há como ser concedido nenhum estatuto.

 

Cumprimentos

 

@lestaty

 

De: wikimediabr-l-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediabr-l-bounces@lists.wikimedia.org] Em nome de Rodrigo Tetsuo Argenton
Enviada em: sábado, 26 de dezembro de 2009 15:42
Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia.
Assunto: [Wikimedia Brasil] Administradores na Wikimedia Brasil

 

Eu sou contrário a uma candidatura, eu não confio na Béria, e não acho que ela está acompanhando o que fazemos, não há porque dar essa ferramenta, que já foi retirada dela em outros projetos.

E também acho que todos que forem administradores tem que assinar a Carta de Princípios e deve a seguir na risca, qualquer atitude que seja contrária a Carta deverá ser desligado automaticamente do cargo.

E se possível, ter mais de um cargo de burocrata para não sobrecarregar o usuário e também ser mais aberto.

O critério para tornar-se administrador deve ser único, ser voluntariado e a pessoa ser adepta da Carta, todos que seguirem esses critérios podem ser administradores, nada de indicações ou votações.

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884