Existem com certeza muitos projetos para divulgar os projetos Wikimedia, o que eu estou dizendo é que ninguem se interessa em discutir a eficiência desses projetos.

Danilo

2009/10/27 nevio carlos de alarcão <nevinhoalarcao@gmail.com>
Considero também que a endogenia é um dos maiores problemas dos projetos, é essencial para o desenvolvimento dos projetos que as pessoas externas a eles entendam, reconheçam e discutam a importância deles.
 
Concordo muito contigo.
 
.
..aqui na lista e na Wikipedia, mas nem aqui nem lá existem voluntários interessados nesses assuntos
 
Engano seu, caro. Meu trabalho, por exemplo, hoje está mais voltado para pessoas externas ao "Jimbo world". A colaboração é um valor que transcende a WMF e o conhecimento enciclopédico.
 
Hugs

2009/10/27 Danilo Macedo do Carmo <dan.mac22@gmail.com>

Excelente esse texto! Quem tiver tempo deve ler. Não é apenas um estudo sobre wikipedistas, é um estudo sobre sistemas auto-organizados com enfoque na Wikipedia.

Este paragrafo é interessante:

"Outra característica que aproxima um processo da Auto-Organização Secundária[ ,em que forças e sujeitos passam a exercer “um papel hegemônico, mas não dominante”,] é seu avanço na fase de endogenização, o que significa que há um aumento na distância entre o universo de “dentro” e o de “fora”, tornando-se o processo menos aberto às variáveis externas e “cada vez mais responsável pelo seu próprio desenrolar” (1996b, p.35). Segundo Debrun, são três as condições para endogenização. Primeiro, “o processo não deve ter um centro absoluto”, capaz de subjugar o funcionamento das partes. No entanto, deve ter construído, ainda ao longo do processo de Auto-Organização Primária, um atrator, responsável por “tornar cada vez mais provável a evolução do processo numa certa direção” (segunda condição). Ao longo do tempo, o atrator tende a imobilizar o processo de interações, o que pode ser freado ou mesmo anulado “pelas provocações externas, que reabrem o acesso ao mundo” (p.37). Trata-se, portanto, de um jogo de tensões entre o fechamento do sistema em si mesmo, guiado por um atrator, e a abertura ao acaso do ambiente externo. A terceira condição é a “presença de uma memória ‘efetiva’” na constituição do atrator, o que garante um diálogo constante com as interações anteriores, porém sem se deixar condicionar por elas. Nas palavras de Debrun, “o passado se mantém diferente do presente e, todavia, ligado diretamente a ele” (p.38). Para Debrun, há Auto-Organização Secundária quando, Auto-organização torna-se negativa quando diminui significativamente a disputa entre os elementos em torno de um propósito comum, o que esvazia o sentido original das interações entre eles. Nas palavras de Debrun (1996b, p.39), a auto-organização negativa baseia-se na “competição de múltiplos atores em torno de alvos idênticos (...) mas não comuns” e “na impotência em que se encontram esses atores de agir uns sobre os outros, de definir um vencedor e um vencido”."

E este aponta algumas possíveis causas dos problemas enfrentados pela Wikipedia:

"Os desafios enfrentados atualmente pela Wikipedia parecem próximos dos apontados por Debrun para os sistemas de Auto-Organização Secundária. O abuso no exercício do poder pelos editores com cargos administrativos e um desdobramento excessivo das regras que orientam o projeto têm sido frenquentemente apontados como ameaças à manutenção do modelo aberto e descentralizado que inspirou o projeto, especialmente na versão em português (SPYER, 2009; HUBNER, 2007; entre outros). Ao mesmo tempo, é uma tendência a implementação de novas rotinas editoriais, como as "Revisões assinaladas", que prevêm a aprovação de uma contribuição por algum usuário mais experiente antes de ser publicada."


Tenho minhas dúvidas se os administradores têm realmente esse impacto negativo na imagem de liberdade da Wikipedia, mas sou a favor de diminuir a necessidade dos administradores nos projetos. Isso poderia ser feito trocando as páginas protegidas por essas "revisões assinaladas", e criando uma extensão do MediaWiki que permita que algumas das funções dos administradores sejam feitas automaticamente, fazendo com que o software apure votações e faça modificações conforme seus resultados.

Considero também que a endogenia é um dos maiores problemas dos projetos, é essencial para o desenvolvimento dos projetos que as pessoas externas a eles entendam, reconheçam e discutam a importância deles. Já dei várias ideias nesse sentido, aqui na lista e na Wikipedia, mas nem aqui nem lá existem voluntários interessados nesses assuntos. Apesar de a descentralização do sistema colaborativo trazer muitas vantagens, também traz a desvantagem das ações dependerem dos interesses dos agentes do sistema, enquanto não existir voluntários que se interessem em desenvolver estratégias de marketing para os projetos Wikimedia eles vão continuar seu processo de endogenização.

Danlo


2009/10/27 Thomas de Souza Buckup <thomasdesouzabuckup@gmail.com>

Pessoal,

O texto que o Tom mandou, escrito pelo Carlos D'Andrea, vale a pena ser lido!
Sei que o tempo é curto e por isso resolvi selecionar alguns parágrafos e compartilhar aqui na mailing...


"...a endonização manifesta-se  na  Wikipedia  através  um  visível  fortalecimento  interno  da  comunidade  de usuários,  que  quase  sempre  limitam  as  interações  entre  si  (e  destinadas  ao  andamento  do projeto)  aos  espaços  da  própria  enciclopédia  wiki,  o  que  revela  uma  limitada  interlocução com ambientes externos da internet. Um sintoma dessa endogenia é a baixíssima presença de editores da Wikipedia ou mesmo de debates relativos ao projeto em outros ambientes online que dão suporte a redes sociais, como blogs e microblogs."

"Outro atrator é a execução do modelo de gestão hierarquizado e meritocrático adotado pelo site. O empoderamento excessivo destes atratores  pode,  retomando  Debrun,  “imobilizar  o  processo  de  interações”,  impedindo  o sistema  de  se  modificar  e  evoluir.  Nesse  contexto,  é  possível  inclusive  pensarmos  o  papel cumprido  pelos  vandalismos  e  outras  formas  de  “provocações  externas”,  que,  ao  inserirem elementos  estranhos  aos  previstos  pelos  atratores,  obrigam  o  sistema  a  se  rearranjar  e “reabrem o acesso ao mundo”.

"Acreditamos que a desvalorização da participação dos novatos resulta num baixo crescimento de  número  de  novos  editores  engajados,  o  que  culmina  no  fortalecimento  da  comunidade virtual  já  estabelecida  e,  consequente,  na  endogenização  das  relações  entre  os  interagentes. Estes são indícios de um auto-organização negativa, conforme proposto por Debrun."

"Nesse  contexto,  compartilhamos  da  questão  levantada por  Johnson  (2007,  p.12)  a  cerca  da  própria  Wikipedia:  “o que  resta  saber  é  se,  como resultado  dos  conflitos  interacionais,  a  intencionalidade  coletiva  e  a  ação  compartilhada  se mostrarão  robustas o suficiente  para  gerar uma  situação  futura  de comportamento  de grupo auto-organizado que garanta a continuidade do projeto colaborativo”."



2009/10/27 Béria Lima <berialima@gmail.com>

E o que tu queria, se mais da metade nao tem 23 anos ainda? AINDA bem que eles não tem filhos XD




--
_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Thomas de Souza Buckup
thomasdesouzabuckup@gmail.com
+55 11 3477-2834
+55 11 9213-3931

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
{+}Nevinho
Venha para o Movimento Colaborativo http://sextapoetica.com.br !!

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l