Em 2005, o professor Ruy de Queiroz da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estava lendo artigos sobre lógica e teoria da computação, sua especialidade. Ruy percebeu que faltava conteúdo, e foi verificar na Wikipédia anglófona, percebendo então que estavam bons.

Então para melhorar a qualidade da Wikipédia lusófona, Ruy encorajou seus alunos a expandir o verbetes em português. Desde então os alunos dele expandem artigos de ciência da computação como pontos extras na nota.

Professor Ruy de Queiroz

“Isto tem funcionado muito bem, e nós temos produzido uma quantidade razoável de artigos em Português”, diz Ruy. Ele está sendo modesto, a “quantidade razoável” são quase 125 verbetes de lógica e ciência da computação em português durante todo o trabalho.
Então ele pede aos alunos para lerem como forma de estudo. “Estes verbetes foram uma fonte melhorada para áreas específicas, com boas referências a bibliografias.”

Ruy diz que a Wikipédia não pode e não deve substituir uma tarefa tradicional dos cursos, mas é uma forma de manter estudantes informados com material mais atualizado e explicações acessíveis sobre assuntos complexos.

Ele sugeriu aos alunos que lessem os verbetes em dois cursos que ensinou em 2005 e 2006 na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pois eles eram um complemento perfeito à leitura tradicional dos livros-texto.

O retorno que o professor Ruy tem recebido de alunos e professores têm sido positivo, e ele mal espera para continuar com o desenvolvimento dos verbetes da Wikipédia em português, para que possa ser um fonte de recursos educacionais tão boa quanto a Wikipédia em inglês.

LiAnna Davis, Gerente de Comunicação do Programa Wikipédia no Ensino

http://blog.wikimedia.org/2013/03/26/ruy-de-queiroz-profile/#Portuguese

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
"A life spent making mistakes is not only more honorable, but more useful than a life spent doing nothing."