Eu e o CB acabamos de testar o sistema de HangOut na nova rede social do Google: Google +, e tivemos resultados realmente surpreendentes.

 

O G+ oferece um sistema de Videoconferência de até 10 pessoas que une, obviamente nas 3 mídias, Imagem (videoconferência), Som (diálogo vozeado ao vivo) e Texto (CHAT escrito em aba) e ainda facilidades de apresentação com ótimas ferramentas, como por exemplo mostrar um vídeo via Youtube a todos os reunidos ao mesmo tempo: o conceito de Multimídia! :D

 

Tudo isso a dois cliques do usuário, uma pessoa seleciona um grupo do G+ para a reunião, convidando-os. Este convite aparece na homepage desse, e basta clicar uma vez para entrar na janela de HangOut, e outro clique para confirmar a entrada na Videoconferência.

 

Não existia até então semelhante serviço de videoconferência, ante utilizado em meios plenamentes profissionais, hoje disponível em uma rede social!

 

Eu e CB pensamos, porque usar IRC se temos um serviço tão completo e gratuito como o HangOut do G+? Vocês podem responder...

 

1) Ah, não quero mostrar meu rosto, tenho direito a privacidade...

*HangOuts do G+ tem a possibilidade de desligar o vídeo a um click de distância e mantendo o áudio e o CHAT live. Basta clicar e pronto, sua privacidade continua com você.

 

2) Ah, não quero mostrar minha voz, eu tenho vergonha/é algo pessoal.

*Não tem problema, o HangOut também tem a possibilidade de desligar o seu microfone, podendo ficar ouvindo e vendo os outros conversando e dar sua opinião via o CHAT live que fica em uma aba ao lado.

 

3) Ah, mas as conversas não ficarão registradas.

*Ficarão sim, existem softwares de gravação dos arquivos.

 

4)Ah, minha Internet é lenta e com certeza não pega uma conversa de vídeo e áudio e texto múltipla.

*Basta limitar algumas funcionalidades, se você desligar o vídeo, qualquer internet já aguenta uma conversa de áudio e texto (estilo Skype)

 

 

É uma chance de termos em nossas mãos algo ante somente profissional para hoje usarmos em nossa reunião (antes: IRC - apenas texto sem recursos) e no G+ (Texto, áudio e vídeo) e termos algo bem mais interativo que aumentaria a produtividade das reuniões!

 

Espero que respondam dando suas opiniões, que são importantes! Caso haja consenso, já podemos implantar na nossa próxima reunião!

 

P.S.: O G+ é uma rede social limitada a convidados, quem quiser convites basta pedir a mim ou ao Castelo, que temos alguns sobrando (reservados para a a Wikimedia Brasil :D)

 

 

Mateus Nobre