[Wikimedia Brasil] [Organização]

Béria Lima berialima em gmail.com
Sexta Novembro 28 12:33:31 UTC 2008

Vou responder algumas:

"A legislação brasileira obriga o contrato de trabalho, ou assinatura de
termo de voluntariado, como faremos com os anônimos?"

Tenhamos em mente que a Wikimedia Brasil *não* manda na Wikipédia Lusófona.
E quando se edita na wikipédia, a contribuição não é feita para a Wikimedia
Brasil (ou Portugal). Não temos responsabilidade direta sobre o conteúdo da
wiki. Se vc ver a tela de edição da pédia verá embaixo: "*Ao submeter texto,
está a publicá-lo sob a licença [[Wikipedia:GNU Free Documentation
License|GFDL]]*". A licença em questão é aceita no Brasil. Logo, nem
registrados nem anoninnos precisam de termo de voluntariado para editar na
wiki.

"Será que pessoas e organizações poderão influir legalmente no conteúdo de
artigos ou projetos?"

Legamente vc quer dizer em caso de disputa judicial sobre o conteúdo? Para
isso nem é preciso a Wikimedia Brasil. Basta se contactar um administrador
ou escrever na pagina sobre violações de direito do autor... é politica wiki
retirar qualquer texto protegido. Até pq um texto protegido é incompativel
com a GFDL.

E há outro lado desta questão: Se por decisão judicial algum texto tiver que
ser retirado da wiki... não é necessário ser um membro da WB para fazer
isso, basta ser editor (em caso de retirada de parte de algum artigo) ou
administrador (para retirar o artigo inteiro). De novo: A Wikimedia Brasil *não
manda *na Wikipédia Lusófona.

"Na Wikipedia, há uma contradição entre a licença GFDL e a eliminação de
páginas, pois pode caracterizar a imposição de barreiras ao acesso do
conteúdo"

Vamos lá de novo:

A Wikipédia é uma *enciclopédia* que publica todo o seu conteúdo sobre a
licença GFDL. O fato do texto estar de acordo com a GFDL, não
necessariamente o torna apto a figurar em uma enciclopédia. Só porque a
wikipédia é livre não quer dizer que ela aceite tudo.

E isso não invalida ou entra em contradição com a GFDL. Vamos ler a licença:

*"O propósito desta Licença é fazer com que um manual, livro-texto, ou outro
> documento funcional e útil seja livre, garantindo a todos a liberdade
> efetiva de copiá-lo e redistribuí-lo, com ou sem modificações, tanto
> comercialmente como não comercialmente. Em segundo lugar, esta Licença
> fornece ao autor e ao editor um meio de obter crédito pelo seu trabalho, não
> sendo, ao mesmo tempo, considerados responsáveis por modificações feitas por
> outros."*

Pronto. Aí diz que eu posso modificar o texto. A definição de enciclopédia e
a politica da wiki me diz o que não pode figurar nela. Usa-se as duas
conjutamente e não há contradição ao se apagar um texto não enciclopédico.

"Será que existe um passivo trabalhista desde o surgimento do projeto?"

Explica aí: Passivo trabalhista de quem? Dos funcionários da Wikimedia
Foundation ou dos editores da wikipédia, wikiquote, etc?

Att, Béria