Salve, salve, pessoal!

Bom, antes de mais nada, quero dizer que estou muito feliz de entrar neste barco e disposta a navegar por mares tranquilos e revoltos, mas que certamente nos farão desbravar novos caminhos e construir processos, adquirir experiências e trocar muito. 

Gostaria de agradecer muitíssimo a todos os que participaram desse processo, bem como a todos os que já estiveram em contato, conversaram, perguntaram, compartilharam informações, dicas, dúvidas, receios e tudo mais. 

Inicio hoje já com essa viagem por quatro capitais, tendo a oportunidade de encontrar e trocar ideias com vários de vocês. Quero muito conhecê-los e ouvi-los. Mas sei que vamos nos conhecer mais e mais ao longo do tempo, buscando encontrar uma dinâmica instigante, criativa, solidária e generosa. Eu me lembro de quando li pela primeira vez a carta de princípios da Wikimedia e vi que é muito próxima e parecida com a carta de princípios do Intervozes, organização pra cuja construção contribui nos últimos quase 10 anos e que me ensinou muito, muito mesmo, sobre construção coletiva, sobre encontros e desencontros, sobre a arte de equacionar tempo coletivo e demandas urgentes, etc. E tudo o que sei é que não existe fórmula. Existe, sim, vontade de se fazer as coisas juntos para avançar. 

Temos um grande desafio pela frente e espero que possamos trabalhar muito juntos - tanto nas atividades da Fundação, como nas atividades do capítulo e da comunidade como um todo. Vamos afinando responsabilidades, expectativas, desejos conforme formos nos conhecendo, ouvindo e construindo oportunidades comuns, comunitárias, agregadas.  Não há nada pronto - e esse é o maior desafio e, ao mesmo tempo, o maior prazer. Nós podemos criar juntos o que seremos no Brasil. 

Sei que estamos em uma comunidade lusófona, e quero muito conhecer melhor a realidade dos demais países de língua portuguesa (certamente será outro enorme desafio e conto com o apoio de vocês). Mas, por ora, restringindo-me ao que me é mais familiar, diria que o Brasil está em um momento riquíssimo, ao meu ver, no que tange à reivenção das formas de produzir e compartilhar conhecimento, nas relações de troca e experiências comuns que surgem em todos os cantos do país, a partir da realidade das mais diversas comunidades. Vejo um altíssimo potencial de inovação nas relações de produção e compartilhamento de informação, cultura, conhecimento no Brasil. E a hora é agora. Tem sido nos últimos 10 anos e será também nos próximos 10. 

Estou lendo um bocado e ainda há muito por ler e ouvir - vocês têm uma longa história aqui, acúmulo coletivo, relações estabelecidas. E, apesar de acompanhar a Wikimedia como projeto há bastante tempo, eu não estava aqui no cotidiano da comunidade. Claro que isso pode trazer um descompasso no início, mas a ideia é correr atrás e espero que nossas vivências e histórias possam resultar em algo muito bacana pra todos nós. 

Gostaria de agradecer muitíssimo ao Barry, à Jessie, à Winifred, à Pat, ao Everton, ao Castelo, à Megan, Steven e Maryana, e a todos os outros da WMF que tive a oportunidade de conhecer, por todo o processo até aqui - da seleção a este email do Barry. Também gostaria de agradecer ao Rodrigo, ao Márcio, ao Mateus, ao Vinicius, à Juliana, ao Otávio, ao Claudio, ao Vitor, ao Névio, à Béria, à Luca, ao Juliano (e já de antemão ao Abdo), pelos papos, explicações, perguntas  (certamente haveria muitos outros a mencionar, mas estes me saltaram à mente). E, também, à Carolina Rossini, que sintetizou a proposta de esqueleto do programa a partir da relação com a Fundação e a Comunidade. Só vim ficando mais animada com essa nova empreitada a cada encontro com vocês. E também agradeço a todos os companheiros do movimento de cultura e conhecimento livres, que não estão nesta lista mas me apoiaram nesse percurso. 


Vamos nessa!

Ah, sim, e adoraria saber: o que vocês esperam desse novo período e como vêem as oportunidades pela frente?

Este é só o começo de uma longa jornada. Conto com vocês. E me coloco à disposição para contarem comigo também. 

E boa sorte pra todos nós. 
Abração,
Oona

2012/3/1 Everton Zanella Alvarenga <everton137@gmail.com>
Seja muito bem-vinda a Wikimedia Brasil, Oona!

Estou certo que fará um ótimo trabalho e que a comunidade vai gostar
de você. Eu não conhecia a Oona até o dia da entrevista. Se eu começar
falar bem dela agora, vou atrasar um poupo o trabalho que tenho que
terminar até amanhã. :P

Então fica a mensagem curtinha e o desejo de boa sorte nessa nova
empreitada! Muitos desafios e coisas o que aprender com todo mundo e
ensinar também, pois sua experiência tem muito a agregar a nosssa
comunidade!

Abração!

Tom

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l