Porantim, obrigado pelas respostas. Foi bastante esclarecedor conhecer o seu ponto de vista sobre as dúvidas compartilhadas anteriormente. Aproveito a maré construtiva e positiva para dividir algumas observações, bastante alinhadas na maioria dos casos. Aproveito também para reforçar que este espaço está aberto a todos desta lista. Manifestem-se!!!
 
. Qual seria um entendimento adequado para "desenvolvimento harmonioso da humanidade"?
Realmente concordo que esta frase pode levar a objetivos bastante amplos, mas certamente nos trouxe a oportunidade de conhecermos o ponto de vista de alguns dos participantes.
Pessoalmente, acredito que o desenvolvimento harmonioso da humanidade nos levará à Sociedades dos Conhecimentos, termo utilizado pela UNESCO em seu texto "Towards Knowledge Societies" em 2005 (arquivo anexo).
 
. Como definir uma articulação de forma descentralizada?
Também concordo com a ausência de necessidade de registro formal.
Gostaria de adicionar que grupos de voluntários podem e devem se formar por afinidade e alinhamento na consecução de projetos de forma descentralizada.
 
. Como melhor definir "independência e autonomia"?
. Deve-se estabelecer relações financeiras  com empresas e com o Estado?
 
Contamos hoje com umo enorme potencial voluntário capaz de realizar com excelência  a grande maioria dos projetos necessários para promovermos produções colaborativas de conhecimentos livres no Brasil. Mas também acredito que a independência e autonomia dessa rede de voluntários deva ser respeitada inclusive na determinação do melhor tipo de relacionamento a ser estabelecido com empresas e com o Estado.
A minha opinião pessoal é buscar realizar projetos com criatividade e sem recursos financeiros, comprovando dessa forma a relevância da participação voluntária, assim como a viabilidade e o potencial de replicabilidade de cada idéia.
 
. Deve-se estabelecer alguma ressalva para acolher qualquer pessoa?
Concordo que a única ressalva é concordar com a Carta de Princípios.
. Deve-se restringir a liberdade de acesso apenas ao conhecimento criado colaborativamente?
. Podemos participar de iniciativas que procurem alterar a legislação de direitos autorais?
 
Concordo que podemos aproveitar para "deixar claro que queremos a liberdade ao acesso a todo qualquer conhecimento"
 
. Qual posição podemos adotar sobre "acesso" ao conteúdo por pessoas com necessidades especiais?
 
Certamente esta pode e deve ser uma bandeira deste movimento, pois compartilhamos a visão de um mundo onde qualquer pessoa  terá acesso à soma dos conhecimentos da humanidade.
 
Por fim, não sou contra a mudança do título e gosto do termo "Mutirão pela Liberdade do Conhecimento", pois identifica os três atributos principais deste movimento: No entanto, deixo aqui registrado que também poderíamos adotar um nome para o mivimento, como Wikimedia Brasil, WikiBrasil ou outro. Qual a opinião dos demais desta lista?
 
Abraços,
Thomas