Caros
conforme infomado aqui na lista, tive hoje a reunião com a equipe editorial da EBC. O diálogo começou por iniciativa minha, quando vi o especial que eles haviam produzido sobre a ditadura e, como conhecia alguns dos editores, entrei em contato e perguntei sobre o licenciamento deles todos, já que a EBC licencia tudo o que é dela em CC-BY, somando à proposta do Everton de, via Open Knowledge, pedir à Folha de S.Paulo liberação do material que vinha sendo usado nos especiais sobre a ditadura.

A conversa foi boa e saíram os seguintes próximos passos:

1) Eles podem transferir pra gente material usado e não usado de fotos, documentos e arquivos de áudio pra gente subir no Commons e Wikisource e alimentar os verbetes da Wikipédia quando pertinente.

O que nós precisamos fazer: passar as especificações (se vamos passar via máquina do Lugusto, que ofereceu essa possibilidade, um HD, etc.). Eles têm os metadados. Pediram pra especificarmos como queremos a transferência dos arquivos e então a farão.

2) Em maio, organizamos uma oficina pra equipe deles (ampliada a outros interessados da EBC provavelmente) em Brasília. Seria muito legal contar com gente do grupo de usuários/comunidade no processo, além da nossa equipe, pra que fique essa relação não fique centralizada em nós.

3) Nesse espirito da oficina, além de fazê-los conhecer melhor as regras da WP, llivro de estilo etc., ficamos de passar a eles como podem contribuir mais. Eles têm uma equipe enxuta, mas já ensaiaram contribuir mais sistematicamente com conteúdo, fontes, de materiais que eles sabiam que tinham e viam que trazia ou perspecitva diferente das outras fontes do verbete, ou fontes e conteúdo onde não havia etc. Mas a experiência piloto foi vista como uma forma de divulgar a EBC e "pegar carona" na Wikipédia (o próprio Jo Lorib chegou a compartilhar na lista e sugeriu que se fizessem parcerias melhoras). Como voluntários viram com maus olhos, eles pisaram no freio. Fiquei de publicar uma mensagem na esplanada pedindo a opinião da comunidade sobre como eles podem colaborar sem que isso seja visto como autopromoção ou qualquer violação de regra. Criar, digamos, um "guia" específico de cuidados a serem tomados e práticas a serem evitadas? Seguir recomendações dos novos termos de uso em discussão? Tem jeito de contribuir mesmo ou é melhor não gastarem o precioso tempo deles nisso? Ou é melhor só compartilharem o material e a gente mesmo faz? Quem faz? E por aí vai.

4) Perguntaram sobre outras formas de colaborar. Falei do Wikinews, mas que além de não ter comunidade ativa, produz quase nada original, não é nem de longe prioridade da WMF. Mas que existe e a própria comunidade já tinha iniciado com a Luca uma conversa neste sentido. Mas precisava saber se houvera avanços. Fiquei, de qualquer forma, de checar com comunidade se havia outras ideias e propostas.

Alguém tem? Que acham de tudo isso? Quem anima de se envolver, mesmo que com pouco tempo?

No fim da outra semana escrevo com um retorno pra eles.
Antes disso, mandamos links com informações de orientação tanto para o compartilhamento do banco de dados, como sobre edição.

Abraços
Oona