O problema neste caso acaba não sendo da plataforma mas dos professores. A questão principal é de conscientizar os professores a disponibilizarem seus conteúdos de forma livre, mas alguns deles  adoram colocar direitos reservados nos conteúdos para transformar posteriormente em livros, artigos e afins. Não é a toa que boa parte das pesquisas acabam perdidas nas prateleiras das bibliotecas. Fora o fato que boa parte das pesquisas são "escondidas" para garantir registros de patentes, etcetc. O resumo é: é pública apenas pelo "sustento público" e "garantia de não pagamento por parte dos alunos"  ;) De qualquer forma, um caminho é a conversão destes conteúdos para conteúdos livres: textos possuem direitos reservados, mas idéias não. Outro é criar uma campanha para apresentar o modelo de conhecimento livre aos professores universitários, mostrando que eles não perdem com isto. 

 

Em 19 de setembro de 2012 13:20, Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com> escreveu:
Galera, a USP lançou uma "plataforma" de disponibilização de video aulas, http://www.eaulas.usp.br/portal/home, mas para variar :

"Em particular, o usuário não deve disponibilizar materiais que de qualquer forma violem ou abusem de direito de terceiros ou que violem a propriedade intelectual de terceiros.

O usuário não deverá copiar ou redistribuir conteúdos do serviço e-Aulas USP, a menos que possua prévia autorização do titular dos correspondentes direitos, ou que essa utilização lhe seja concedida por meio dos critérios definidos pela própria licença do conteúdo."

Será que conseguímos a liberação do conteúdo?? Escola pública gerando material sob copyright? Pata que pariu... (humm isso seria estranho, acho que só mamífero pari)


--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 97 97 18 884

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l